ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ALUNOS
ATIVIDADES DESTA SEMANA 9º
SEMANA DE 07 Á 11/12/2020 do 4º Bimestre) ENTREGAR
ATIVIDADES EM ATRASO E A RECUPERAÇÃO ATÉ 09/12/2020 NO WHATSAAP PARTICULAR OU DE 10/12 Á 14/12
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 07/12/2020 7º
SEMANA DE 23 Á 30/11/2020 do 4º Bimestre) AVISO NOSSAS ATIVIDADES
SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E
ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE
MATEMÁTICA EM PDF . QUEM TIVER A
APOSTILA EM MÃOS RESPONDER NA PRÓPRIA APOSTILA, SE NÃO COLOCAR SOMENTE AS
RESPOSTAS NO CADERNO. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon ATIVIDADES DA SEMANA DE 30 Á 07/12/2020 DO 4º BIMESTRE ATIVIDADES DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE”
EXPLICAÇÃO: TEOREMA DE PITÁGORAS
O Teorema de Pitágoras relaciona o comprimento dos lados do triângulo retângulo. Essa figura geométrica é formada por um ângulo interno de 90°, chamado de ângulo reto. O enunciado desse teorema é: "A soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa." Fórmula do teorema de PitágorasSegundo o enunciado do Teorema de Pitágoras, a fórmula é representada da seguinte maneira: a2 = b2 + c2 Sendo, a: hipotenusa A hipotenusa é o maior lado de um triângulo retângulo e o lado oposto ao ângulo reto. Os outros dois lados são os catetos. O ângulo formado por esses dois lados tem medida igual a 90º (ângulo reto). Identificamos ainda os catetos, de acordo com um ângulo de referência. Ou seja, o cateto poderá ser chamado de cateto adjacente ou cateto oposto. Quando o cateto está junto ao ângulo de referência, é chamado de adjacente, por outro lado, se está contrário a este ângulo, é chamado de oposto. Veja a seguir três exemplos de aplicações do teorema de Pitágoras para as relações métricas de um triângulo retângulo. Exemplo 1: calcular a medida da hipotenusa Se um triângulo retângulo apresenta 3 cm e 4 cm como medidas dos catetos, qual a hipotenusa desse triângulo? (Hipotenusa)² = (Cateto1)² + (Cateto2)² Sendo: Cateto1 ----> 3cm Cateto2 ----> 4cm (Hipotenusa)² = (Cateto1)² + (Cateto2)² (Hipotenusa)² = (3)² + (4)² (Hipotenusa)² = (3 . 3) + (4 . 4) (Hipotenusa)² = 9 + 16 (Hipotenusa)² = 25 Hipotenusa = √25 Hipotenusa = 5 O valor da hipotenusa desse triângulo retângulo é 5cm. Portanto, os lados do triângulo retângulo são 3 cm, 4 cm e 5 cm. Exemplo 2: calcular a medida de um dos catetos Determine a medida de um cateto que faz parte de um triângulo retângulo, cuja hipotenusa é 20 cm e o outro cateto mede 16 cm. Se a hipotenusa é 20 e um dos catetos é 16, temos que: 20² = 16² + x² x² = 400 - 256 x² = 144 x = 12 Você também poderia ver que os lados do triângulo são um múltiplo de uma tripla pitagórica: 3,4 e 5. A hipotenusa é 5 x 4 = 20, um cateto é 4 x 4 = 16 e o outro só pode ser 3 x 4 = 12.
Portanto, as medidas dos lados do triângulo retângulo são 12 cm, 16 cm e 20 cm. PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 07/12/2020 Continuação..... ATIVIDADES : TEOREMA
DE PITÁGORAS Atividade 5 e 6
apostila pagina 31 Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
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ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 30/11/2020 7º
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SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E
ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE
MATEMÁTICA EM PDF . QUEM TIVER A
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DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” EXPLICAÇÃO: TEOREMA DE PITÁGORAS
O Teorema
de Pitágoras relaciona o comprimento dos lados do
triângulo retângulo. Essa figura geométrica é formada por um ângulo interno
de 90°, chamado de ângulo reto. O enunciado desse teorema é: "A
soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa." Fórmula do teorema
de Pitágoras
Segundo o enunciado do Teorema de Pitágoras, a fórmula
é representada da seguinte maneira: a2 = b2 +
c2 Sendo, a: hipotenusa A hipotenusa é o maior lado de um triângulo
retângulo e o lado oposto ao ângulo reto. Os outros dois lados são os
catetos. O ângulo formado por esses dois lados tem medida igual a 90º (ângulo
reto). Identificamos ainda os catetos, de acordo com um ângulo
de referência. Ou seja, o cateto poderá ser chamado de cateto adjacente ou
cateto oposto. Quando o cateto está junto ao ângulo de
referência, é chamado de adjacente,
por outro lado, se está contrário a este ângulo, é chamado de oposto. Veja a seguir três exemplos de aplicações do teorema de
Pitágoras para as relações métricas de um triângulo retângulo. Exemplo 1: calcular a medida
da hipotenusa Se um triângulo retângulo apresenta 3 cm e 4 cm como
medidas dos catetos, qual a hipotenusa desse triângulo? (Hipotenusa)²
= (Cateto1)² + (Cateto2)² Sendo: Cateto1
----> 3cm Cateto2
----> 4cm (Hipotenusa)²
= (Cateto1)² + (Cateto2)² (Hipotenusa)²
= (3)² + (4)² (Hipotenusa)²
= (3 . 3) + (4 . 4) (Hipotenusa)²
= 9 + 16 (Hipotenusa)²
= 25 Hipotenusa
= √25 Hipotenusa
= 5 O
valor da hipotenusa desse triângulo retângulo é 5cm. Portanto, os lados do triângulo retângulo são 3 cm, 4
cm e 5 cm. Exemplo 2: calcular a medida
de um dos catetos Determine a medida de um cateto que faz parte de um
triângulo retângulo, cuja hipotenusa é 20 cm e o outro cateto mede 16 cm. Se
a hipotenusa é 20 e um dos catetos é 16, temos que: 20²
= 16² + x² x²
= 400 - 256 x²
= 144 x =
12 Você
também poderia ver que os lados do triângulo são um múltiplo de uma tripla
pitagórica: 3,4 e 5. A hipotenusa é 5 x 4 = 20, um cateto é 4 x 4 =
16 e o outro só pode ser
3 x 4 = 12. Portanto, as medidas dos lados do triângulo retângulo
são 12 cm, 16 cm e 20 cm. PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 30/11/2020 ATIVIDADES : TEOREMA
DE PITÁGORAS Atividade 1 apostila pagina 28 Atividade 2 apostila pagina 29 Atividade 3 e 4
apostila pagina 30 Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
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DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020 5º
SEMANA DE 09 Á 13/11/2020 do 4º Bimestre) AVISO NOSSAS
ATIVIDADES SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE MATEMÁTICA EM PDF . QUEM
TIVER A APOSTILA EM MÃOS RESPONDER NA PRÓPRIA APOSTILA, SE NÃO COLOCAR
SOMENTE AS RESPOSTAS NO CADERNO. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon ATIVIDADES DA SEMANA DE 09 Á 13/11/2020 DO 4º BIMESTRE ATIVIDADES
DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” EXPLICAÇÃO:
Para
falarmos de triângulos precisamos inicialmente recordar sua estrutura. Um
triângulo é um polígono que possui: três lados, três vértices e três ângulos
internos. Os
triângulos são classificados de acordo com a medida dos seus lados e dos seus
ângulos. A classificação
de triângulos em relação aos lados recebe os seguintes
nomes: triângulo equilátero, triângulo isósceles e triângulo
escaleno. Veja na imagem abaixo a representação desses triângulos. Quando
a classificação de triângulos é feita em relação às medidas
dos ângulos internos são nomeados da seguinte forma: triângulo acutângulo,
triângulo retângulo e triângulo obtusângulo. Agora
que você já sabe quais são as possíveis classificações para triângulos,
observe os objetos a sua volta e os identifique. Ficará surpreso ao descobrir
que a nossa realidade está cheia deles. Os
triângulos são figuras geométricas que podem ser classificadas de acordo com
as medidas de seus lados e seus ângulos PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020 ATIVIDADES
OS TRIÂNGULOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES Atividade 1 apostila pagina 23 Atividade 2 e 3 apostila pagina 24 Atividade 4 e 5
apostila pagina 25 Atividade 6 apostila
pagina 26 Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 09/11/2020 4º
SEMANA DE 03 Á 06/11/2020 do 4º Bimestre) AVISO O CADERNO DO ALUNO
REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS
21H OBS:
A APOSTILA CADERNO DO ALUNO VOL.04 ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS - AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER. - NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á
24/08/2020 - COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER - ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon ATIVIDADES DA SEMANA DE 03 Á 06/11/2020 DO 4º BIMESTRE ATIVIDADES
DA APOSTILA VOL. 4 EXPLICAÇÃO: PRISMAS: UMA FORMA DE
OCUPAR O ESPAÇO
Consideremos o prisma como um sólido geométrico formado pelos
seguintes elementos: base, altura, vértices, arestas e faces laterais. Os
prismas podem apresentar diversas formas, mas algumas características básicas
definem esse sólido geométrico. Por exemplo, o número de faces do prisma será
exatamente igual ao número de lados do polígono que constitui suas bases
(superior e inferior), dessa forma, sua classificação quanto ao número de
lados pode ser: Todos os prismas possuem área da base, área lateral, área total
e volume. Todas essas medidas dependem do formato do polígono que se encontra
nas bases; por exemplo, os prismas acima possuem em sua base um pentágono,
portanto, para calcularmos a área dessa base devemos determinar a área do
pentágono. No caso do prisma pentagonal reto, as faces laterais constituem
retângulos e a do prisma oblíquo é formada por paralelogramos.
Prisma
Quadrangular Oblíquo EXEMPLOS: Qual o volume de concreto utilizado na construção de uma
laje de 80 centímetros de espessura em uma sala com medidas iguais a 4 metros
de largura e 6 metros de comprimento? ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 09/11/2020 ATIVIDADES
TEMA 1 - PRISMAS: UMA FORMA DE OCUPAR O ESPAÇO Atividade 1 e 2
apostila pagina 161 Atividade 3 e 4 apostila pagina 162 Atividade 5
apostila pagina 163 Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 03/11/2020 3º
SEMANA DE 26 Á 30/10/2020 do 4º Bimestre) NOSSAS
ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3 AVISO O CADERNO DO ALUNO
REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS
21H ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS - AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER. - NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á
24/08/2020 - COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER - ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO. Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26 Á 30/10/2020 DO 4º BIMESTRE ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3 EXPLICAÇÃO: ESTUDANDO
AS PROBABILIDADES
A probabilidade simplesmente determina qual é a chance de algo
acontecer. Toda vez que não temos certeza sobre o resultado de algum evento,
estamos tratando da probabilidade de certos resultados acontecerem—ou quais
as chances de eles acontecerem. A análise de eventos determinados pela
probabilidade é chamada de estatística. O melhor exemplo para entender probabilidade é o cara-ou-coroa: Temos dois resultados possíveis—cara-ou-coroa. Qual é a probabilidade de virar cara? Podemos descobrir ao
usar uma equação. Pode ser que, intuitivamente, você já saiba que as chances
são meio a meio, ou seja, 50%. Mas como desenvolver isso?
Probabilidade = Neste caso: Probabilidade de um evento = (nº de maneiras possíveis de ele
acontecer) / (número total de resultados) P(A) = (nº de maneiras que A pode acontecer) / (Número total
de resultados) Exemplo 1 Temos seis resultados diferentes. Diferentes resultados ao se jogar um dado Qual é a probabilidade de obtermos o número um? Fórmula da probabilidade de tirar 1 no dado Qual é a probabilidade de obtermos o número um ou o número 6? Probabilidade de tirar 1 ou 6 no dado Usando a fórmula acima: Fórmula da probabilidade aplicada Qual é a probabilidade de obtermos um número par? (ou seja, 2,
4 ou 6) Dicas ·
A probabilidade de um evento só pode
estar entre 0 e 1 e pode ser escrita, também, como um percentual. ·
A probabilidade do evento A é muitas vezes escrita como P(A). ·
Se P(A) > P(B) então
o evento A tem uma maior chance de ocorrer que o evento B. ·
Se P(A) = P(B), então os
eventos A e B têm
chances iguais de acontecer. ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 03/11/2020 ATIVIDADES TEMA
4 : ESTUDANDO AS PROBABILIDADES Atividade 1 (somente leitura) apostila pagina 18 Atividade 2 e 3 apostila pagina 19 Atividade 4 e 5 apostila pagina 20 Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 26/10/2020
2º
SEMANA DE 19 Á 23/10/2020 do 4º Bimestre)
NOSSAS
ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA
SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER
AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á
24/08/2020
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O EXERCÍCIO E RESPONDER
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PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 19 Á 23/10/2020 DO 4º
BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO DA SEMANA
ANTERIOR........ CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES
EXPLICAÇÃO: Análise Combinatória, Probabilidade
A análise combinatória é a área da Matemática que tem como função estudar a quantidade de agrupamentos que podem ser formados a partir de um conjunto de valores. O foco é o estudo dos tipos de agrupamento, que são resolvidos pelo princípio fundamental da contagem. Esses agrupamentos são a permutação, a combinação e o arranjo. Cada tipo tem aplicações específicas, e o que determina qual deve ser usado é a situação em que se encontram e o objetivo da contagem. Qual é a função da análise combinatória?Como o nome sugere, a análise combinatória tem como função analisar e contar todas as combinações possíveis. Os agrupamentos estão constantemente presentes no nosso dia a dia e prever essas combinações é fundamental para a tomada de decisões. Você já se perguntou quantos resultados podem ser obtidos na loteria? Ou a quantidade de senhas possíveis para que a sua senha de banco seja segura? A combinação faz parte do nosso cotidiano, desde objetos simples, como a placa de um carro – que deve ser única por estado –, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que é único por cidadão, até as decisões mais complexas, como algoritmos de programação, investimentos em bolsas etc. Além disso, a análise combinatória dá suporte para outras áreas de conhecimento e para estudos mais aprofundados na própria matemática. Princípio fundamental da contagemBase para a análise combinatória, o princípio fundamental da contagem é uma forma rápida de calcular a quantidade de combinações possíveis para determinadas decisões. Conhecido também como PFC, esse princípio diz o seguinte: Se uma decisão d1 pode ser tomada de n maneiras e uma decisão d2 pode ser tomada de m maneiras, e essas decisões são independentes entre si, então o número de combinações possíveis entre essas duas decisões é calculado por (n · m). A aplicação do princípio fundamental da contagem é bastante simples quando se entende bem a situação proposta, o que pode dificultar muito é a interpretação do problema, e não o cálculo em si. · Exemplo Em uma sanduicheria, os sanduíches são vendidos em combos. O cliente pode escolher um entre três tipos de carne (frango, porco ou bovina), um entre três tipos de queijo (muçarela, cheddar ou prato) e um entre dois tipos de bebidas (refrigerante e suco). Sendo assim, quantas vezes um cliente pode pedir um combo sem repeti-lo? Resolução 1: Sem usar o princípio fundamental da contagem, uma forma de resolução possível é realizar a listagem das escolhas e contar o número de possibilidades. Ao todo o cliente terá que tomar três decisões (carne, queijo, bebida). Podemos listar todas as possibilidades por meio de uma tabela, lista ou diagrama. O problema é que esse processo se torna cada vez mais trabalhoso quando a quantidade de possibilidades para cada decisão aumenta.
Resolução 2: Pelo princípio fundamental da contagem, chegamos à mesma quantidade, mas sem a necessidade de fazer a lista de todas as possibilidades. Sabemos que há três decisões a serem tomadas, então o número de possibilidades é igual ao produto das possibilidades de cada uma dessas decisões: · 3 tipos de carne · 3 tipos de queijo · 2 tipos de bebidas 3.3.2 = 18 possibilidades Fatorial de um númeroA multiplicação de um número por seus antecessores é bastante recorrente em problemas que envolvem análise combinatória, e é importante compreender as operações com fatorial e também as possíveis simplificações. Seja n um número natural maior que 2, chamamos de n! (n fatorial) a operação: n! = n. (n-1). (n-2) . … 3. 2 .1 · Exemplos 5! = 5.4.3.2.1= 120 10! = 10 . 9. 8 . 7 .6 .5 .4. 3. 2. 1 = 3.628.800 Por definição, temos que: 0!=1 1!=1 Tipos de agrupamentosOs agrupamentos estudados na análise combinatória são a permutação, combinação e arranjo. Cada um deles é empregado em uma situação e possui métodos específicos para ser calculado. O que deve ficar claro é quando devemos escolher o agrupamento e como realizar o cálculo. · PermutaçãoConhecemos como permutação os agrupamentos ordenados de todos os elementos de um conjunto. Permutar é trocar de posição, formando uma nova ordem. A permutação de um conjunto com n elementos é calculada por: P = n! Aplicações: problemas que envolvem anagramas, filas, posições. Lembre-se de que, para ser permutação, todos os elementos do conjunto devem ser utilizados. Além disso, a ordem dos elementos é importante. · Exemplo Quantos anagramas existem na palavra AMOR? Resolução 1 (pelo PFC): A palavra AMOR possui 4 letras. Pelo PFC vamos tomar 4 decisões, ou seja, escolher a primeira, segunda, terceira e quarta letra. · 1ª letra: Para escolher a primeira letra, há quatro possibilidades (A, M, O, R). · 2ª letra: Como escolhemos uma letra na primeira, restam três possibilidades, independentemente da escolha. · 3ª letra: Como escolhemos uma letra na primeira e outra na segunda posição, restam duas possibilidades, independentemente das escolhas. · 4ª letra: Como já escolhemos três letras (primeira, segunda e terceira posição), resta apenas uma possibilidade para a quarta letra. Pelo PFC o número de anagramas da palavra amor será calculado por: 4.3.2.1. Esse produto é igual a 24 possibilidades. Resolução 2: Vale ressaltar que a fórmula da permutação resulta do princípio fundamental da contagem, logo ela pode ser utilizada de forma direta. Como a palavra AMOR tem quatro letras, o total de anagramas possíveis é dado pela permutação de quatro elementos. A permutação P4=4! = 4.3.2.1= 24 possibilidades. · ArranjoEntendemos como arranjos os agrupamentos ordenados formados por parte dos elementos de um conjunto. Dado um conjunto de n elementos, queremos saber quantos agrupamentos ordenados podemos formar com p elementos, sendo p sempre menor que n. Perceba a diferença entre o arranjo e a permutação – em ambos a ordem é importante, mas na permutação agrupamos todos os elementos do conjunto, já no arranjo agrupamos apenas parte desses elementos. · Exemplo O conselho de uma escola organizou-se para escolher os ocupantes dos cargos administrativos mais importantes. Esses cargos seriam escolhidos a partir de votação de todos os membros do conselho. Os cargos da instituição são diretor, secretário e coordenador financeiro. Em cada voto será colocado o trio que ocupará cada um dos cargos. Sabendo que há 5 candidatos possíveis para cada uma das vagas, o número de comissões administrativas possíveis é? Analisando o problema:Ao analisar situações-problema que envolvem análise combinatória, é importante identificar o agrupamento. Perceba que será feita uma escolha de 3 entre 5 possibilidades. Note também que a ordem é importante. Por exemplo, o voto para Aline, Brenda e Cláudio não é o mesmo que o voto para Cláudio, Aline e Brenda – nesse caso, já que são atribuídas funções para cada um deles, por mais que a comissão seja formada pelos mesmos três candidatos, a ordem é importante, o que torna essa questão um problema de arranjo. Resolução: n = 5 e p = 3 Logo queremos calcular: Veja também: Critérios para identificação de arranjo ou combinação · CombinaçãoA combinação é um agrupamento que está ligado a subconjuntos de um conjunto. Entendemos como combinação de n, tomados de p em p, a contagem de todos os subconjuntos possíveis com p elementos de n. A diferença entre a combinação e o arranjo é que, na combinação, a ordem não é importante, então os conjuntos {A,B,C} e {C,A,B} são os mesmos conjuntos. Para calcular a combinação, utilizamos a fórmula: · Exemplo Para a organização da colação de grau, os estudantes decidiram montar uma comissão de formatura. Sabendo que havia 30 formandos e que somente 2 alunos seriam escolhidos, a quantidade de comissões possíveis será? Analisando o problema:Ao analisar situações-problema que envolvem análise combinatória, é importante identificar o agrupamento. Perceba que será feita uma escolha de 2 entre 30 possibilidades. Além disso, é possível perceber que a ordem não é importante, pois se a comissão for composta por {Robson, Kleyton} ou {Kleyton, Robson}, por exemplo, não haverá diferença alguma. Como a ordem não importa e estamos escolhendo subconjuntos de um conjunto de 30 possibilidades, esse problema deve ser resolvido por combinação. Resolução: Análise combinatória e probabilidadeProbabilidade é uma importantíssima área da Matemática e determina a chance de um evento ocorrer. Estamos cercados por probabilidade nas lotéricas, nos jogos de dados, cartas, entre várias outras situações. Para estudarmos probabilidade a fundo, é fundamental o domínio dos conceitos da análise combinatória, pois a probabilidade de um evento acontecer é a razão entre a contagem de todos os casos favoráveis sob a contagem de todos os casos possíveis. Assim, problemas que envolvem probabilidade podem também necessariamente envolver uma situação de análise combinatória. Percebemos, então, que a análise combinatória é um pré-requisito para o aprendizado da probabilidade, oferecendo ferramentas importantes para a contagem tanto dos casos favoráveis como dos casos possíveis. · Exemplo Em uma turma de Inglês, será sorteada para três estudantes uma viagem com tudo pago para a cidade de Caldas Novas. Sabendo que no curso há 12 alunos e que 5 são meninos, qual é a probabilidade de a dupla sorteada ser composta por duas meninas? Resolução Para calcular a probabilidade, precisamos antes contar todas os trios possíveis e também calcular todos os trios formadas por duas meninas. Como a ordem não é importante, podemos usar combinação. 1º passo – Todos os trios possíveis · n= 12 (todos os alunos) · p = 3 (quantidade de alunos a serem escolhidos) 2º passo – Todos os trios formados por duas meninas · n = 12 – 5→ n = 7 (total de meninas) · p=3 (quantidade de alunos a serem escolhidos) 3º passo - Cálculo da probabilidade ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 26/10/2020
ATIVIDADES
TEMA
3 : Formação de Grupos com elementos de uma ou mais categorias – PG. 14
Atividade 27, 28, 29 e 30 apostila pagina 17
Atividade 31 apostila pagina 18
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon |
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 19/10/2020
1º
SEMANA DE 13 Á 16/10/2020 (está semana constará no 4º Bimestre)
NOSSAS
ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA
SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER
AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á
24/08/2020
- COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 13 Á 16/10/2020
CONSTARÁ NO 4º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO DA SEMANA
ANTERIOR........ CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES
EXPLICAÇÃO: Análise Combinatória, Probabilidade
A análise combinatória é a área da Matemática que tem como função estudar a quantidade de agrupamentos que podem ser formados a partir de um conjunto de valores. O foco é o estudo dos tipos de agrupamento, que são resolvidos pelo princípio fundamental da contagem. Esses agrupamentos são a permutação, a combinação e o arranjo. Cada tipo tem aplicações específicas, e o que determina qual deve ser usado é a situação em que se encontram e o objetivo da contagem. Qual é a função da análise combinatória?Como o nome sugere, a análise combinatória tem como função analisar e contar todas as combinações possíveis. Os agrupamentos estão constantemente presentes no nosso dia a dia e prever essas combinações é fundamental para a tomada de decisões. Você já se perguntou quantos resultados podem ser obtidos na loteria? Ou a quantidade de senhas possíveis para que a sua senha de banco seja segura? A combinação faz parte do nosso cotidiano, desde objetos simples, como a placa de um carro – que deve ser única por estado –, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que é único por cidadão, até as decisões mais complexas, como algoritmos de programação, investimentos em bolsas etc. Além disso, a análise combinatória dá suporte para outras áreas de conhecimento e para estudos mais aprofundados na própria matemática. Princípio fundamental da contagemBase para a análise combinatória, o princípio fundamental da contagem é uma forma rápida de calcular a quantidade de combinações possíveis para determinadas decisões. Conhecido também como PFC, esse princípio diz o seguinte: Se uma decisão d1 pode ser tomada de n maneiras e uma decisão d2 pode ser tomada de m maneiras, e essas decisões são independentes entre si, então o número de combinações possíveis entre essas duas decisões é calculado por (n · m). A aplicação do princípio fundamental da contagem é bastante simples quando se entende bem a situação proposta, o que pode dificultar muito é a interpretação do problema, e não o cálculo em si. · Exemplo Em uma sanduicheria, os sanduíches são vendidos em combos. O cliente pode escolher um entre três tipos de carne (frango, porco ou bovina), um entre três tipos de queijo (muçarela, cheddar ou prato) e um entre dois tipos de bebidas (refrigerante e suco). Sendo assim, quantas vezes um cliente pode pedir um combo sem repeti-lo? Resolução 1: Sem usar o princípio fundamental da contagem, uma forma de resolução possível é realizar a listagem das escolhas e contar o número de possibilidades. Ao todo o cliente terá que tomar três decisões (carne, queijo, bebida). Podemos listar todas as possibilidades por meio de uma tabela, lista ou diagrama. O problema é que esse processo se torna cada vez mais trabalhoso quando a quantidade de possibilidades para cada decisão aumenta.
Resolução 2: Pelo princípio fundamental da contagem, chegamos à mesma quantidade, mas sem a necessidade de fazer a lista de todas as possibilidades. Sabemos que há três decisões a serem tomadas, então o número de possibilidades é igual ao produto das possibilidades de cada uma dessas decisões: · 3 tipos de carne · 3 tipos de queijo · 2 tipos de bebidas 3.3.2 = 18 possibilidades Fatorial de um númeroA multiplicação de um número por seus antecessores é bastante recorrente em problemas que envolvem análise combinatória, e é importante compreender as operações com fatorial e também as possíveis simplificações. Seja n um número natural maior que 2, chamamos de n! (n fatorial) a operação: n! = n. (n-1). (n-2) . … 3. 2 .1 · Exemplos 5! = 5.4.3.2.1= 120 10! = 10 . 9. 8 . 7 .6 .5 .4. 3. 2. 1 = 3.628.800 Por definição, temos que: 0!=1 1!=1 Tipos de agrupamentosOs agrupamentos estudados na análise combinatória são a permutação, combinação e arranjo. Cada um deles é empregado em uma situação e possui métodos específicos para ser calculado. O que deve ficar claro é quando devemos escolher o agrupamento e como realizar o cálculo. · PermutaçãoConhecemos como permutação os agrupamentos ordenados de todos os elementos de um conjunto. Permutar é trocar de posição, formando uma nova ordem. A permutação de um conjunto com n elementos é calculada por: P = n! Aplicações: problemas que envolvem anagramas, filas, posições. Lembre-se de que, para ser permutação, todos os elementos do conjunto devem ser utilizados. Além disso, a ordem dos elementos é importante. · Exemplo Quantos anagramas existem na palavra AMOR? Resolução 1 (pelo PFC): A palavra AMOR possui 4 letras. Pelo PFC vamos tomar 4 decisões, ou seja, escolher a primeira, segunda, terceira e quarta letra. · 1ª letra: Para escolher a primeira letra, há quatro possibilidades (A, M, O, R). · 2ª letra: Como escolhemos uma letra na primeira, restam três possibilidades, independentemente da escolha. · 3ª letra: Como escolhemos uma letra na primeira e outra na segunda posição, restam duas possibilidades, independentemente das escolhas. · 4ª letra: Como já escolhemos três letras (primeira, segunda e terceira posição), resta apenas uma possibilidade para a quarta letra. Pelo PFC o número de anagramas da palavra amor será calculado por: 4.3.2.1. Esse produto é igual a 24 possibilidades. Resolução 2: Vale ressaltar que a fórmula da permutação resulta do princípio fundamental da contagem, logo ela pode ser utilizada de forma direta. Como a palavra AMOR tem quatro letras, o total de anagramas possíveis é dado pela permutação de quatro elementos. A permutação P4=4! = 4.3.2.1= 24 possibilidades. · ArranjoEntendemos como arranjos os agrupamentos ordenados formados por parte dos elementos de um conjunto. Dado um conjunto de n elementos, queremos saber quantos agrupamentos ordenados podemos formar com p elementos, sendo p sempre menor que n. Perceba a diferença entre o arranjo e a permutação – em ambos a ordem é importante, mas na permutação agrupamos todos os elementos do conjunto, já no arranjo agrupamos apenas parte desses elementos. · Exemplo O conselho de uma escola organizou-se para escolher os ocupantes dos cargos administrativos mais importantes. Esses cargos seriam escolhidos a partir de votação de todos os membros do conselho. Os cargos da instituição são diretor, secretário e coordenador financeiro. Em cada voto será colocado o trio que ocupará cada um dos cargos. Sabendo que há 5 candidatos possíveis para cada uma das vagas, o número de comissões administrativas possíveis é? Analisando o problema:Ao analisar situações-problema que envolvem análise combinatória, é importante identificar o agrupamento. Perceba que será feita uma escolha de 3 entre 5 possibilidades. Note também que a ordem é importante. Por exemplo, o voto para Aline, Brenda e Cláudio não é o mesmo que o voto para Cláudio, Aline e Brenda – nesse caso, já que são atribuídas funções para cada um deles, por mais que a comissão seja formada pelos mesmos três candidatos, a ordem é importante, o que torna essa questão um problema de arranjo. Resolução: n = 5 e p = 3 Logo queremos calcular: Veja também: Critérios para identificação de arranjo ou combinação · CombinaçãoA combinação é um agrupamento que está ligado a subconjuntos de um conjunto. Entendemos como combinação de n, tomados de p em p, a contagem de todos os subconjuntos possíveis com p elementos de n. A diferença entre a combinação e o arranjo é que, na combinação, a ordem não é importante, então os conjuntos {A,B,C} e {C,A,B} são os mesmos conjuntos. Para calcular a combinação, utilizamos a fórmula: · Exemplo Para a organização da colação de grau, os estudantes decidiram montar uma comissão de formatura. Sabendo que havia 30 formandos e que somente 2 alunos seriam escolhidos, a quantidade de comissões possíveis será? Analisando o problema:Ao analisar situações-problema que envolvem análise combinatória, é importante identificar o agrupamento. Perceba que será feita uma escolha de 2 entre 30 possibilidades. Além disso, é possível perceber que a ordem não é importante, pois se a comissão for composta por {Robson, Kleyton} ou {Kleyton, Robson}, por exemplo, não haverá diferença alguma. Como a ordem não importa e estamos escolhendo subconjuntos de um conjunto de 30 possibilidades, esse problema deve ser resolvido por combinação. Resolução: Análise combinatória e probabilidadeProbabilidade é uma importantíssima área da Matemática e determina a chance de um evento ocorrer. Estamos cercados por probabilidade nas lotéricas, nos jogos de dados, cartas, entre várias outras situações. Para estudarmos probabilidade a fundo, é fundamental o domínio dos conceitos da análise combinatória, pois a probabilidade de um evento acontecer é a razão entre a contagem de todos os casos favoráveis sob a contagem de todos os casos possíveis. Assim, problemas que envolvem probabilidade podem também necessariamente envolver uma situação de análise combinatória. Percebemos, então, que a análise combinatória é um pré-requisito para o aprendizado da probabilidade, oferecendo ferramentas importantes para a contagem tanto dos casos favoráveis como dos casos possíveis. · Exemplo Em uma turma de Inglês, será sorteada para três estudantes uma viagem com tudo pago para a cidade de Caldas Novas. Sabendo que no curso há 12 alunos e que 5 são meninos, qual é a probabilidade de a dupla sorteada ser composta por duas meninas? Resolução Para calcular a probabilidade, precisamos antes contar todas os trios possíveis e também calcular todos os trios formadas por duas meninas. Como a ordem não é importante, podemos usar combinação. 1º passo – Todos os trios possíveis · n= 12 (todos os alunos) · p = 3 (quantidade de alunos a serem escolhidos) 2º passo – Todos os trios formados por duas meninas · n = 12 – 5→ n = 7 (total de meninas) · p=3 (quantidade de alunos a serem escolhidos) 3º passo - Cálculo da probabilidade ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 19/10/2020
ATIVIDADES
TEMA
3 : Formação de Grupos com elementos de uma ou mais categorias – PG. 14
Atividade 23, 24, 25 e 26 apostila pagina 16
OBS: ATIVIDADE 25 SERÁ FEITA INDIVIDUALMENTE, E NÃO
PRECISA TROCAR O EXERCÍCIO. ELABORE E RESOLVA INDIVIDUALMENTE. Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATENÇÃO
ALUNOS ESTAMOS
NA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA
DESDE 01/09/2020 HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H TERÇA
E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS - AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA RESOLVER NO CADERNO - NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020 - COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER - ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp
ou Classroon , ENVIAR A FOTO. Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon ATIVIDADES DA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3 EXPLICAÇÃO: Análise Combinatória, ProbabilidadeA análise combinatória é a área da Matemática que
tem como função estudar a quantidade de agrupamentos que podem ser formados a
partir de um conjunto de valores. O foco é o estudo dos tipos de agrupamento, que são resolvidos pelo
princípio fundamental da contagem. Esses agrupamentos são a permutação, a combinação e o arranjo.
Cada tipo tem aplicações específicas,
e o que determina qual deve ser usado é a situação em que se encontram e o
objetivo da contagem. Qual é a função da análise combinatória?Como o nome sugere,
a análise combinatória tem como função analisar e contar todas as combinações possíveis.
Os agrupamentos estão constantemente presentes no nosso dia a dia e prever essas
combinações é fundamental para a tomada de decisões. Você já se
perguntou quantos resultados podem ser obtidos na loteria? Ou a quantidade
de senhas possíveis para que a sua senha de banco seja segura? A combinação
faz parte do nosso cotidiano, desde objetos simples, como a placa de um carro
– que deve ser única por estado –, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que é
único por cidadão, até as decisões mais complexas, como algoritmos de
programação, investimentos em bolsas etc. Além disso, a análise combinatória
dá suporte para outras áreas de conhecimento e para estudos mais aprofundados
na própria matemática. Princípio
fundamental da contagemBase para a análise
combinatória, o princípio fundamental da
contagem é
uma forma rápida de calcular a
quantidade de combinações possíveis para determinadas
decisões. Conhecido também como PFC, esse princípio diz o seguinte: Se uma decisão d1 pode ser tomada de n maneiras e
uma decisão d2 pode ser tomada de m maneiras,
e essas decisões são independentes entre si, então o número de combinações
possíveis entre essas duas decisões é calculado por (n · m). A
aplicação do princípio fundamental da contagem é bastante simples quando se
entende bem a situação proposta, o que pode dificultar muito é a
interpretação do problema, e não o cálculo em si. ·
Exemplo Em uma
sanduicheria, os sanduíches são vendidos em combos. O cliente pode escolher
um entre três tipos de carne (frango, porco ou bovina), um entre três tipos
de queijo (muçarela, cheddar ou prato) e um entre dois tipos de bebidas
(refrigerante e suco). Sendo assim, quantas vezes um cliente pode pedir um
combo sem repeti-lo? Resolução 1: Sem
usar o princípio fundamental da contagem, uma forma de resolução possível é
realizar a listagem das escolhas e contar o número de possibilidades. Ao
todo o cliente terá que tomar três decisões (carne, queijo, bebida). Podemos
listar todas as possibilidades por meio de uma tabela, lista ou diagrama. O
problema é que esse processo se torna cada vez mais trabalhoso quando a
quantidade de possibilidades para cada decisão aumenta. Resolução 2: Pelo
princípio fundamental da contagem, chegamos à mesma quantidade, mas sem a
necessidade de fazer a lista de todas as possibilidades. Sabemos que há três
decisões a serem tomadas, então o número de possibilidades é igual ao produto
das possibilidades de cada uma dessas decisões: ·
3 tipos de carne ·
3 tipos de queijo ·
2 tipos de bebidas 3.3.2 = 18 possibilidades Fatorial
de um númeroA multiplicação de um número por seus antecessores é bastante recorrente em
problemas que envolvem análise combinatória, e é importante compreender as
operações com fatorial e também as possíveis simplificações. Seja n um número
natural maior que 2, chamamos de n! (n fatorial) a operação: n! = n. (n-1). (n-2) . … 3. 2 .1 ·
Exemplos 5! =
5.4.3.2.1= 120 10! = 10
. 9. 8 . 7 .6 .5 .4. 3. 2. 1 = 3.628.800 Por
definição, temos que: 0!=1 1!=1 Tipos de
agrupamentosOs agrupamentos estudados na análise
combinatória são a permutação, combinação e arranjo. Cada um deles é empregado em
uma situação e possui métodos específicos para ser
calculado. O que deve ficar claro é quando devemos escolher o agrupamento e
como realizar o cálculo. ·
PermutaçãoConhecemos como permutação os agrupamentos ordenados
de todos os elementos de
um conjunto. Permutar é trocar de posição, formando uma nova ordem. A permutação de um
conjunto com n elementos
é calculada por: P
= n! Aplicações: problemas que envolvem anagramas,
filas, posições. Lembre-se
de que, para ser permutação, todos os elementos do conjunto devem ser
utilizados. Além disso, a ordem dos elementos é importante. ·
Exemplo Quantos anagramas
existem na palavra AMOR? Resolução 1 (pelo PFC): A palavra AMOR possui 4
letras. Pelo PFC vamos
tomar 4 decisões, ou seja, escolher a primeira, segunda, terceira e quarta
letra. ·
1ª letra: Para escolher a
primeira letra, há quatro possibilidades (A, M, O, R). ·
2ª letra: Como escolhemos uma
letra na primeira, restam três possibilidades, independentemente da escolha. ·
3ª letra: Como escolhemos uma
letra na primeira e outra na segunda posição, restam duas possibilidades,
independentemente das escolhas. ·
4ª letra: Como já
escolhemos três letras (primeira, segunda e terceira posição), resta apenas
uma possibilidade para a quarta letra. Pelo
PFC o número de anagramas da palavra amor será calculado por: 4.3.2.1. Esse
produto é igual a 24 possibilidades. Resolução 2: Vale
ressaltar que a fórmula da permutação resulta do princípio fundamental da
contagem, logo ela pode ser utilizada de forma direta. Como
a palavra AMOR tem quatro letras, o total de anagramas possíveis é
dado pela permutação de quatro elementos. A permutação P4=4! = 4.3.2.1= 24 possibilidades. ·
ArranjoEntendemos como arranjos os agrupamentos ordenados
formados por parte dos elementos de um conjunto. Dado um
conjunto de n elementos,
queremos saber quantos agrupamentos ordenados podemos formar com p elementos,
sendo p sempre
menor que n. Perceba a
diferença entre o arranjo e a permutação – em ambos a ordem é importante, mas
na permutação agrupamos todos os elementos do conjunto, já no arranjo
agrupamos apenas parte desses elementos. ·
Exemplo O
conselho de uma escola organizou-se para escolher os ocupantes dos cargos
administrativos mais importantes. Esses cargos seriam escolhidos a partir de
votação de todos os membros do conselho. Os cargos da instituição são
diretor, secretário e coordenador financeiro. Em cada voto será colocado o
trio que ocupará cada um dos cargos. Sabendo que há 5 candidatos possíveis
para cada uma das vagas, o número de comissões administrativas possíveis é? Analisando o problema:Ao
analisar situações-problema que envolvem análise combinatória, é importante
identificar o agrupamento. Perceba que será feita uma escolha de 3 entre 5
possibilidades. Note também que a ordem é importante. Por exemplo, o voto
para Aline, Brenda e Cláudio não é o mesmo que o voto para Cláudio, Aline e
Brenda – nesse caso, já que são atribuídas funções para cada um deles, por
mais que a comissão seja formada pelos mesmos três candidatos, a ordem é
importante, o que torna essa questão um problema de arranjo. Resolução: n = 5 e p = 3 Logo queremos calcular: Veja também: Critérios para identificação de arranjo ou combinação ·
CombinaçãoA combinação é um agrupamento que está ligado a subconjuntos de um conjunto.
Entendemos como combinação de n, tomados de p em p, a
contagem de todos os subconjuntos possíveis
com p elementos de n. A diferença
entre a combinação e o arranjo é que, na combinação, a ordem não é
importante, então os conjuntos {A,B,C} e {C,A,B} são os mesmos conjuntos. Para calcular a combinação,
utilizamos a fórmula: ·
Exemplo Para a organização da colação de grau, os
estudantes decidiram montar uma comissão de formatura. Sabendo que havia 30
formandos e que somente 2 alunos seriam escolhidos, a quantidade de comissões possíveis será? Analisando o problema:Ao
analisar situações-problema que envolvem análise combinatória, é importante
identificar o agrupamento. Perceba que será feita uma escolha de 2 entre 30
possibilidades. Além disso, é possível perceber que a ordem não é importante,
pois se a comissão for composta por {Robson, Kleyton} ou {Kleyton, Robson},
por exemplo, não haverá diferença alguma. Como a ordem não importa e estamos
escolhendo subconjuntos de um conjunto de 30 possibilidades, esse problema
deve ser resolvido por combinação. Resolução: Análise combinatória e probabilidadeProbabilidade é uma importantíssima área da
Matemática e determina
a chance de um evento ocorrer. Estamos cercados por probabilidade
nas lotéricas, nos jogos de dados, cartas, entre várias outras situações.
Para estudarmos probabilidade a fundo, é
fundamental o domínio dos conceitos da análise combinatória, pois a
probabilidade de um evento acontecer é a razão entre a contagem de todos os
casos favoráveis sob a contagem de todos os casos possíveis. Assim, problemas que
envolvem probabilidade podem também necessariamente envolver uma
situação de análise combinatória. Percebemos, então, que a análise combinatória é um
pré-requisito para o aprendizado da probabilidade, oferecendo
ferramentas importantes para a contagem tanto dos casos favoráveis como dos
casos possíveis. ·
Exemplo Em
uma turma de Inglês, será sorteada para três estudantes uma viagem com tudo
pago para a cidade de Caldas Novas. Sabendo que no curso há 12 alunos e que 5
são meninos, qual é a probabilidade de a dupla sorteada ser composta por duas
meninas? Resolução Para
calcular a probabilidade, precisamos antes contar todas os trios possíveis e
também calcular todos os trios formadas por duas meninas. Como a ordem não é
importante, podemos usar combinação. 1º passo – Todos os trios possíveis ·
n= 12 (todos os alunos) ·
p = 3 (quantidade de alunos a serem escolhidos) 2º passo – Todos os trios formados por duas
meninas ·
n = 12 – 5→ n = 7 (total de meninas) ·
p=3 (quantidade de alunos a serem escolhidos) 3º passo - Cálculo da probabilidade ATIVIDADES TEMA
3 : Formação de Grupos com elementos de uma ou mais categorias – PG. 14 Atividade 17 da apostila , pagina Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA
DESDE 01/09/2020 HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H
TERÇA
E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO
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- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA RESOLVER NO CADERNO
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FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
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O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp
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“A persistência é o caminho do êxito.”
Charles Chaplin
Whatsapp (14) 98122-3831
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ATIVIDADES DA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO PASSADA
NA SEMANA ANTERIOR
CONTINUAÇÃO DAS
ATIVIDADES
ATIVIDADES
TEMA
2 : Formação de filas sem e com elementos repetidos – PG. 10
Atividade 12 e 13 da apostila , pagina 12
Atividade 14, 15 e 16 apostila pagina 13
Atividade :
simulado pag. 12 (foi entregue um simulado com gabarito com questões do ENEM.
Fazer a
questão 30 (Enem 2017)
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
|
ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 7ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA
DESDE 01/09/2020
HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H
Alunos
que não fizeram a APP DO 2º BIMESTRE ,
vamos fazer, estou recebendo.
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA RESOLVER NO CADERNO
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
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O EXERCÍCIO E RESPONDER
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ou Classroon
ATIVIDADES DA 7ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO:
Análise
Combinatória: A análise combinatória ou combinatória é
a parte da Matemática que estuda métodos e técnicas que permitem resolver
problemas relacionados com contagem. Muito utilizada nos estudos sobre
probabilidade, ela faz análise das possibilidades e das combinações possíveis
entre um conjunto de elementos.
O princípio fundamental da
contagem, também chamado de princípio multiplicativo,
postula que: “quando um
evento é composto por n etapas sucessivas e independentes, de tal modo que as
possibilidades da primeira etapa é x e as possibilidades da segunda etapa é
y, resulta no número total de possibilidades de o evento ocorrer, dado pelo
produto (x) . (y)”.
Em
resumo, no princípio fundamental da contagem, multiplica-se o número de
opções entre as escolhas que lhe são apresentadas.
Exemplo
Uma
lanchonete vende uma promoção de lanche a um preço único. No lanche, estão
incluídos um sanduíche, uma bebida e uma sobremesa. São oferecidos três
opções de sanduíches: hambúrguer especial, sanduíche vegetariano e
cachorro-quente completo. Como opção de bebida pode-se escolher 2 tipos: suco
de maçã ou guaraná. Para a sobremesa, existem quatro opções: cupcake de
cereja, cupcake de chocolate, cupcake de morango e cupcake de baunilha.
Considerando todas as opções oferecidas, de quantas maneiras um cliente pode
escolher o seu lanche?
Solução: Podemos começar a
resolução do problema apresentado, construindo uma árvore de possibilidades,
conforme ilustrado abaixo:
:
Acompanhando o diagrama, podemos diretamente contar quantos
tipos diferentes de lanches podemos escolher. Assim, identificamos que
existem 24 combinações possíveis.
Podemos ainda resolver o problema usando o princípio multiplicativo. Para
saber quais as diferentes possibilidades de lanches, basta multiplicar o
número de opções de sanduíches, bebidas e sobremesa.
Total de
possibilidades: 3.2.4 = 24
Portanto, temos 24 tipos diferentes de lanches para
escolher na promoção.
Tipos
de Combinatória: O princípio fundamental da
contagem pode ser usado em grande parte dos problemas relacionados com
contagem. Entretanto, em algumas situações seu uso torna a resolução muito
trabalhosa.
Desta
maneira, usamos algumas técnicas para resolver problemas com determinadas
características. Basicamente há três tipos de agrupamentos: arranjos,
combinações e permutações.
Antes
de conhecermos melhor esses procedimentos de cálculo, precisamos definir uma
ferramenta muito utilizada em problemas de contagem, que é o fatorial.
O fatorial de um número natural é
definido como o produto deste número por todos os seus antecessores.
Utilizamos o símbolo ! para
indicar o fatorial de um número.
Define-se
ainda que o fatorial de zero é igual a 1.
Exemplo:
O! =
1
1! = 1 3! = 3.2.1 = 6 7! = 7.6.5.4.3.2.1 = 5 040 10! = 10.9.8.7.6.5.4.3.2.1 = 3 628 800
Note que o valor do fatorial cresce
rapidamente, conforme cresce o número. Então, frequentemente usamos
simplificações para efetuar os cálculos de análise combinatória.
ATIVIDADES
TEMA
2:Formação de filas sem e com elementos repetidos – PG. 10
Atividade 07 e 08
da apostila , pagina 10
Atividade 09, 10 e 11 apostila pagina 11
Atividade :
simulado pag. 12 (foi entregue um simulado com gabarito com questões do ENEM.
Fazer a questão 29 (Enem 2018)
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
|
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 6ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE 01/09/2020
HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H
Alunos que não fizeram a APP DO 2º BIMESTRE , vamos fazer, estou recebendo.
AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO VOL.3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA RESOLVER NO CADERNO
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
“A persistência nos estudos realiza o impossível.”
Profº. LEANDRO PICCINI
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES DA 6ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO:
Análise Combinatória: A análise combinatória ou combinatória é a parte da Matemática que estuda métodos e técnicas que permitem resolver problemas relacionados com contagem. Muito utilizada nos estudos sobre probabilidade, ela faz análise das possibilidades e das combinações possíveis entre um conjunto de elementos.
O princípio fundamental da contagem, também chamado de princípio multiplicativo, postula que: “quando um evento é composto por n etapas sucessivas e independentes, de tal modo que as possibilidades da primeira etapa é x e as possibilidades da segunda etapa é y, resulta no número total de possibilidades de o evento ocorrer, dado pelo produto (x) . (y)”.
Em resumo, no princípio fundamental da contagem, multiplica-se o número de opções entre as escolhas que lhe são apresentadas.
Exemplo
Uma lanchonete vende uma promoção de lanche a um preço único. No lanche, estão incluídos um sanduíche, uma bebida e uma sobremesa. São oferecidos três opções de sanduíches: hambúrguer especial, sanduíche vegetariano e cachorro-quente completo. Como opção de bebida pode-se escolher 2 tipos: suco de maçã ou guaraná. Para a sobremesa, existem quatro opções: cupcake de cereja, cupcake de chocolate, cupcake de morango e cupcake de baunilha. Considerando todas as opções oferecidas, de quantas maneiras um cliente pode escolher o seu lanche?
Solução: Podemos começar a resolução do problema apresentado, construindo uma árvore de possibilidades, conforme ilustrado abaixo:
:
Acompanhando o diagrama, podemos diretamente contar quantos tipos diferentes de lanches podemos escolher. Assim, identificamos que existem 24 combinações possíveis.Podemos ainda resolver o problema usando o princípio multiplicativo. Para saber quais as diferentes possibilidades de lanches, basta multiplicar o número de opções de sanduíches, bebidas e sobremesa.
Total de possibilidades: 3.2.4 = 24
Portanto, temos 24 tipos diferentes de lanches para escolher na promoção.
Tipos de Combinatória: O princípio fundamental da contagem pode ser usado em grande parte dos problemas relacionados com contagem. Entretanto, em algumas situações seu uso torna a resolução muito trabalhosa.
Desta maneira, usamos algumas técnicas para resolver problemas com determinadas características. Basicamente há três tipos de agrupamentos: arranjos, combinações e permutações.
Antes de conhecermos melhor esses procedimentos de cálculo, precisamos definir uma ferramenta muito utilizada em problemas de contagem, que é o fatorial.
O fatorial de um número natural é definido como o produto deste número por todos os seus antecessores. Utilizamos o símbolo ! para indicar o fatorial de um número.
Define-se ainda que o fatorial de zero é igual a 1.
Exemplo:
O! = 1
1! = 1 3! = 3.2.1 = 6 7! = 7.6.5.4.3.2.1 = 5 040 10! = 10.9.8.7.6.5.4.3.2.1 = 3 628 800
Note que o valor do fatorial cresce rapidamente, conforme cresce o número. Então, frequentemente usamos simplificações para efetuar os cálculos de análise combinatória.
ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3
TEMA 1: Princípios aditivos e multiplicativos – PG. 07
Atividade 01 da apostila , pagina 07
Atividade 02, 03 e 04 apostila pagina 08
Atividade 05 e 06 da apostila, pagina 09
QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
|
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 5ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO
DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA Á PARTIR DE 01/09/2020
(terça-feira) ATÉ DIA 04/09/2020
(sexta-feira) NO HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H
Alunos que não fizeram a APP DO 2º BIMESTRE , vamos fazer, estou
recebendo.
AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO
VOL.2
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, NÃO HÁ ESPAÇO
PARA RESOLVER NO CADERNO
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “
ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp
OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
“ O sucesso nasce do querer, da determinação
e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem
busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
JOSÉ DE ALENCAR
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA 5ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 2
A EXPLICAÇÃO DAS
ATIVIDADES JÁ FORAM PASSADAS NA SEMANA DE 10 Á 14/08
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 2
TEMA
3: RESOLUÇÕES
DE SISTEMAS – PG.24
Atividade 32
da apostila , pagina 25
Atividade 33, 34 apostila pagina 26 ( não fazer 35 e 36)
Atividade 41 da apostila, pagina 29
BOM TRABALHO A TODOS
QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 3ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO
VOL.2
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
-
AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO (SE NÃO HOUVER ESPAÇO NA
APOSTILA)
-
NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA
SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
-
COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESOLVER
-
ENVIAR AS ATIVIDADES PELO
WhatsApp OU Classroon , ENVIAR
A FOTO.
VAMOS JUNTOS VENCER A DISTÂNCIA, SOMOS
MAIS FORTES
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES
DA 2ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
DE 17
Á 21/08/2020
ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 2
EXPLICAÇÃO: SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES
1. Métodos de resolução
No plano, duas retas não paralelas
encontram-se exatamente em um ponto. A partir das equações das retas podemos
determinar as coordenadas desse ponto. Por exemplo, sejam as retas de
equações:
x + 2y = 4
2x + y = 5
Note que as coordenadas do ponto de intersecção
P devem satisfazer cada uma das equações.
Para determiná-las devemos resolver o sistema formado pelas equações das duas
retas.
Descrevemos dois métodos para a
resolução do sistema.
= - 2 . 1 + 4
= 2
A solução do sistema é x = 2 e y = 1,
ou o par (2; 1). Na figura acima, o ponto P tem coordenadas
(2; 1).
2° método - O método da adição
1° passo: As equações devem ser
escritas na forma geral. No caso, as equações já estão escritas nessa forma -
esse 1° passo é desnecessário.
Daí,
4x - 4x - 8 = 5
-8 = 5 !
Mas, -8
![]()
Os gráficos das equações são retas
paralelas.
.
Somando membro a membro as equações,
vem
0x + 0y = 0
0 = 0 !
Note que ambas incógnitas x e y foram
eliminadas. A veracidade do resultado 0 = 0 mostra que as equações do sistema
são dependentes e que o sistema é possível.
As equações do sistema são
equivalentes: a primeira equação multiplicada por -3 resulta na segunda. Os
gráficos das duas equações coincidem. Qualquer par ordenado que satisfaz uma
equação também satisfaz a outra. O sistema tem infinitas soluções.
ATIVIDADES
Atividade 25, 26 e 27 da apostila , pagina 22
Atividade 28,29 30 e 31 apostila pagina 23
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
|
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 2ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM
ATIVIDADES, OU TEM ATIVIDADES EM ATRASO PARA SER ENTREGUE, POR FAVOR ENVIAR
COM URGENCIA.
A AAP DE MATEMÁTICA ESTÁ A DISPOSIÇÃO
DOS ALUNOS PARA SEREM RETIRADAS NA ESCOLA DAS 10H AS 16H . CASO O ALUNO
QUEIRA FAZER DE FORMA ONLINE O LINK ESTÁ DISPONÍVEL NO BLOG DA ESCOLA E NO
CLASSROON
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
-
AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA, RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO
HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE FORMA)
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR:
NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 20 á 24/07/2020
-
AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp PARTICULAR OU PELO CLASSROON
-
TANTO PELO WhatsApp OU CLASSROON ,
ENVIAR A FOTO.
- A NOTA É COMPOSTA
PELA ENTREGA DAS ATIVIDADES, PONTUALIDADE E COMPROMETIMENTO
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
|
ATENÇÃO
CAROS ALUNOS, ESTÁ SEMANA NOSSA ATIVIDADES SERÁ A REALIZAÇÃO DA
PROVA AAP JÁ DISPONIVÉL PARA SER
RETIRADA NA ESCOLA.
ORIENTAÇÕES:
- A PROVA
É PARA SER RETIRADA NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 10H ás 16H DE SEGUNTA A sexta-feira
-
PREENCHER O GABARITO E OS DADOS CORRETAMENTE DE FORMA LEGÍVEL.
-
ENVIAR O GABARITO PELO WHATSAAP PESSOAL OU PELO CLASSROON
- A
DATA DE ENTREGA É DIA 10/08/2020
-
QUALQUER PROBLEMA ENTRAR EM CONTATO NO WHATSAAP PARTICULAR
AVISO:
FAREI UM GRUPO SÓ DE MATEMÁTICA A
PARTIR DESTA PRIMEIRA SEMANA DO 3º BIMESTRE
REFORÇANDO
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA
RETIRAR
A PROVA AAP NA ESCOLA E FAZER ENTREGANDO ATÉ DIA 10/08/2020
OBS:
MEUS CONTATOS DESDE O 1º BIMESTRE SÃO:
Whatsapp (14) 98122-3831
|
ATENÇÃO ALUNOS
O BIMESTRE SE ENCERRA NA QUARTA-FEIRA,
DIA 29/07/2020
OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM
ATIVIDADES, OU TEM ATIVIDADES EM ATRASO PARA SER ENTREGUE, O PRAZO FINAL É
ATÉ QUARTA-FEIRA, DIA 29/07/2020
AOS ALUNOS QUE ESTÃO EM DIA COM AS
ATIVIDADES, TEMOS AULAS NO CENTRO DE MIDIA E FAREMOS AS ATIVIDADES PROPOSTAS
NAS AULAS. ESTOU TAMBÉM A DISPOSIÇÃO PARA QUE SE HOUVER DÚVIDAS EM ALGUMA
ATIVIDADE, ME CHAMAR NO WHATSAAP PARTICULAR (98122-3831)
OBS: VÁRIOS ALUNOS NÃO TEM SEGUIDO
ESTÁS ORIENTAÇÕES
SEGUIR AS ORIENTAÇÕES
- AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA,
RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE
FORMA)
- NA
PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA
Ex: de 20 á 24/07/2020
- AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp
PARTICULAR OU PELO CLASSROON
- TANTO PELO WhatsApp OU CLASSROON , ENVIAR A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
|
PRAZO
DE ENTREGA
ATÉ 27/07/2020 através do whatsapp particular
ou CLASSROON
Atividades da semana 20 á 24/07/2020
EXPLICAÇÃO E EXEMPLOS: foi passado na semana
anterior
- AS
ATIVIDADES CONTINUAM DE MATRIZES NA APOSTILA
- NA APOSTILA NÃO TEM ESPAÇO PARA OS CALCULOS, FAÇAM NO CADERNO
- AO ENVIAR AS
ATIVIDADES, NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O NOME, SÉRIE E A SEMANA DAS ATIVIDADES
QUE ESTÃO SENDO ENVIADAS
- AS ATIVIDADES PODEM SER FOTOGRAFADAS E ENVIADAS PELO WHATSAAP
PARTICULAR OU PELO CLASSROON.
BOA SEMANA A TODOS
ATIVIDADES – continuação matrizes
Na apostila, pagina 13, 14 e 15 Atividade 16, 17, 18 e 19
Obs: Na apostila não tem espaço
para resolver o exercício, faça no caderno.
Qualquer duvida me chame no
particular.
Whatsapp (14) 98122-3831 ou
Pelo Classroon
|
EXPLICAÇÃO E EXEMPLOS
Multiplicação
de Matrizes
A multiplicação de matrizes é realizada de acordo com a
seguinte condição: o número de colunas da 1ª matriz deve ser igual ao número
de linhas da 2ª matriz. Observe alguns modelos de matrizes que podem ser
multiplicadas, considerando o formato m x n.
A4x3 * B3x1
A4x2 * B2x3 A1x2 * B2x2 A3x4 * B4x3
Nesse modelo de multiplicação, os
métodos são mais complexos. Dessa forma, precisamos ter muita atenção na
resolução de uma multiplicação de matrizes. Vamos através de exemplos,
demonstrar como efetuar tais cálculos. A operação deverá ser feita
multiplicando os membros da linha da 1º matriz pelos membros da coluna da 2º
matriz, onde os elementos devem ser somados, constituindo um único item
posicional da matriz. Observe um modelo padrão de multiplicação:
Exemplo 1
ATIVIDADES - continuação
Na apostila, pagina 12, 13, Atividade 13, 14, 15
Obs: Na apostila não tem espaço
para resolver o exercício, faça no caderno.
Qualquer duvida me chame no
particular.
Whatsapp (14) 98122-3831
Pelo classroon
|
EXEMPLOS
Determine a
matriz A = [aij ]2x2, que possui a seguinte lei de
formação aij = j2 – 2i. Dos dados do enunciado,
temos que a matriz A é de ordem dois por dois, ou seja, possui duas linhas e
duas colunas, logo:
Além disso, foi dada a lei de
formação da matriz, ou seja, a cada elemento satisfaz-se a relação aij = j2 – 2i.
Substituindo os valores de i e j na fórmula, temos:
a11 = (1)2 - 2(1)
= -1
a12 = (2)2 - 2(1)
= 2
a21 = (1)2 - 2(2)
= -3
a22 = (2)2 - 2(2)
= 0
Portanto, a matriz A é:
ATIVIDADES - continuação
Na apostila, pagina 10, 11 e
12 Atividade 9, 10, 11 e 12
Obs: Na apostila não tem espaço
para resolver o exercício, faça no caderno.
Qualquer duvida me chame no
particular.
Whatsapp (14) 98122-3831
Pelo classroon
|
EXEMPLOS
Determine a
matriz A = [aij ]2x2, que possui a seguinte lei de
formação aij = j2 – 2i. Dos dados do enunciado,
temos que a matriz A é de ordem dois por dois, ou seja, possui duas linhas e
duas colunas, logo:
Além disso,
foi dada a lei de formação da matriz, ou seja, a cada elemento satisfaz-se a
relação aij = j2 – 2i. Substituindo os valores
de i e j na fórmula, temos:
a11 = (1)2 - 2(1)
= -1
a12 = (2)2 - 2(1)
= 2
a21 = (1)2 - 2(2)
= -3
a22 = (2)2 - 2(2)
= 0
Portanto, a matriz A é:
ATIVIDADES
Na apostila, pagina 8 e
9, Atividade 4, 5, 6, 7 e 8
Obs: Na apostila não tem
espaço para resolver o exercício, faça no caderno.
Qualquer duvida me chame
no particular.
PRAZO DE ENTREGA
ATÉ 06/07/2020 através do
whatsapp particular ou Classroon
Whatsapp (14) 98122-3831
Pelo classroon
|
Anexe aqui as atividades que
os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
·
Lembrando
DELIBERAÇÃO CEE 155/17
TÍTULO III DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
ESCOLAR
Art. 16 - As propostas
pedagógicas das escolas devem indicar com clareza as aprendizagens que devem
ser asseguradas aos alunos nos níveis fundamental e médio da Educação Básica,
nas diferentes áreas e componentes curriculares.
Parágrafo único –
A avaliação do rendimento
escolar terá como referência básica o conjunto dessas aprendizagens.
Art. 17 - A avaliação dos alunos, a ser
realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta
curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação
pedagógica e deve:
I - assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser
contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a:
a) identificar potencialidades e
dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino;
b) subsidiar decisões sobre a
utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos
alunos, criar condições de intervir de modo imediato e a mais longo prazo
para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente;
II - utilizar vários instrumentos e procedimentos,
tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos
individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários,
dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às
características de desenvolvimento do educando;
III - fazer prevalecer os
aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem
como os resultados ao longo do período sobre os de provas finais, quando
essas ocorrerem, tal como determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da
Lei nº 9.394/96.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
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