ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 18/12/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
Atividade
da semana de 14/12 a 18/12/2020
Queridos alunos, o
final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar
a nota ! É imprescindível
que façam as atividades postadas no blog da escola e no classroom. Qualquer dúvida que
tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 11/12/2020 – pelo WhatsApp
PV da professora ou pelo Google Classroom
Atividade
da semana de 07/12 a 11/12/2020
Queridos alunos, o
final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar
a nota ! É imprescindível
que façam as atividades postadas no blog da escola e no classroom. Qualquer dúvida que
tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 07/12/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Atividade
da semana de 30/11 a 07/12/2020
Releitura de obra Releitura
é uma nova interpretação de uma obra de arte, feita com estilo próprio, mas
sem fugir do tema original da obra. Cada
ser humano tem um modo próprio de ver e interpretar a realidade. Atividade: Observe
imagens da internet da releitura do Abaporu, de Tarsila do Amaral”, se
inspire nessas imagens e faça a sua releitura dessa obra ! Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Atividade
da semana de 23/11 a 27/11/2020
Leitura de obra Ver,
enxergar de verdade uma obra de arte exige tempo e
reflexão. Ler uma obra de arte significa tirar a obra do
seu estado estático, dando-lhe vida, trazendo para nossa intimidade. Uma
obra de arte é como um texto que precisa ser lido e interpretado. Atividade: Buscar
o significado da obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 13/11/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
Atividade
da semana de 09/11 a 13/11/2020
Nessa atividade
você vai fazer o mesmo com um filme. Pode ser um
filme que você já tenha assistido. O importante é perceber as diferenças
entre uma produção para a TV e uma para o cinema. Nome do filme: Diretor: Atores
principais: Gênero: Descrição
resumida: Pontos
positivos: Pontos
negativos: Descreva e/ou
avalie a direção de arte deste filme (figurinos, cenários, letreiros de
abertura) Existem opiniões
diversas sobre o mesmo filme, por parte de sua família ou amigos?
Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 06/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Atividade da semana de 03/11 a 06/11/2020
Dando continuidade sobre a Televisão .... Nessa prática você vai pensar sobre algo que provavelmente faz todo
dia: ver TV. Em casa, você vai analisar um programa de televisão. Escolha um
programa: telenovela, noticiário, programa educacional, videoclipe etc. Complete o quadro abaixo: Nome do programa: Horário de transmissão: Emissora: Gênero: Descrição resumida: Participantes (atores/jornalistas/bailarinos etc): Pontos positivos Pontos negativos Descreva e/ou avalie a direção de arte deste programa (figurinos,
fotografia, cenários, letreiros de aberturas etc.):
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Atividade da semana de 26/10 a 30/10/2020
Dando continuidade sobre a Televisão .... Nessa prática você vai pensar sobre algo que provavelmente faz todo dia: ver TV. Em casa, você vai analisar um programa de televisão. Escolha um programa: telenovela, noticiário, programa educacional, videoclipe etc. Complete o quadro abaixo: Nome do programa: ___________________________________________________________ Horário de transmissão: ________________________________________________________ Emissora: _____________________________________________________________________ Gênero: ______________________________________________________________________ Descrição resumida: ____________________________________________________________ Participantes (atores/jornalistas/bailarinos etc): ______________________________________ Pontos positivos:_______________________________________________________________ Pontos negativos:_______________________________________________________________ Descreva e/ou avalie a direção de arte deste programa (figurinos, fotografia, cenários, letreiros de aberturas etc.):______________________________________________________________
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
Atividade da semana de 19/10 a 23/10/2020
Televisão Televisão é o meio de comunicação de maior penetração no mundo todo,
que proporciona informação, educação, entretenimento e cultura. Sua produção, como a do cinema, ocorre em geral, com grandes equipes,
com um maquinário e pessoas especializadas. Há anos a telenovela brasileira é uma das produções para a TV mais
apreciadas pelo povo. Ela tem feito parte do cotidiano nacional e desde a
década de 1970 tem repercussão internacional. Exemplo: a novela Gabriela, em
1975, em Portugal. As primeiras telenovelas eram geradas ao vivo e começaram com a TV
Tupi, em 1964. De lá para cá, muita coisa mudou; a novela achou outros gêneros,
tornou-se mais realista. Além da telenovela, a televisão oferece documentários, noticiários,
programas educativos, filmes e mais recentemente os reality shows, como Big
Brother, no Brasil e a Casa da Floresta Negra em 1902, na Alemanha. Responda: 1 – Qual foi a última vez que você foi ao cinema? 2 – A que filme foi assistir? 3 – De qual programa de televisão você mais gosta? Por que? 4 – O que você gostaria de assistir na televisão, mas não pode? Qual
o motivo da impossibilidade?
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Atividade da semana de 13/10 a 16/10/2020
Na
atividade anterior você pesquisou o significado de alguns gêneros
fotográficos: Fotojornalismo, fotografia científica, comercial, publicitária,
amadora e documental. Atividade: Hoje,
você vai escolher um dos gêneros pesquisados, produzir ou selecionar uma
foto já existente (de revista ou internet) e criar um comentário sobre essa
fotografia. Faça como se fosse ser
publicada em alguma mídia. Exemplo
de uma fotografia científica: Uma foto de uma célula se defendendo do
ataque de um vírus e baixo o lançamento de uma vacina segura na defesa da
doença. A fotografia estaria mostrando como a célula se defende do ataque de
um vírus. Essa imagem e texto seria
postada em diversas mídias. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Atividade da semana de 28/09 a 02/10/2020
Fotografia A fotografia, de grande importância atualmente, sobretudo nos meios
de comunicação em massa, pode ser dividida em gêneros. Faça uma pesquisa e busque o significado dos gêneros fotográficos
abaixo: - Fotojornalismo - Fotografia científica - Fotografia comercial - Fotografia publicitária - Fotografia amadora - Fotografia documental Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
Atividade da semana
de 21/09 a 25/09/2020
Referente a aula do CMSP Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula. 2série EM Encontro entre arte e público https://www.youtube.com/ watch?v=fljsFlMEvQU Obs.: As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do
WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno
|
Atividade da semana de 14/09 a 18/09/2020
Referente a aula do CMSP de sexta feira dia 11/09/2020
(para quem não assistiu, segue o link abaixo)
Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou
atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a
aula.
2ª Série EM – Arte: Tempo de fazer, gerando o mostrar – 11/09/2020 https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-arte-tempo-de-fazer-gerando-o-mostrar-11-09-2020/
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 18/09/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
|
Atividade da semana
de 08/09 a 11/09/2020
Artes Visuais
Crianças
de Açúcar
Uma das obras mais importantes de Vik Muniz é a “Crianças
de Açúcar”, 1996. Essa série
retrata filhos de trabalhadores de plantações de cana no Caribe, mostrando o
paradoxo da doçura do açúcar com o amargor de suas vidas. As obras foram
feitas com vários tipos de açúcar, e depois de fotografada, o açúcar foi
colocado em potes rotulados com as fotografias originais e expostos em
diversos museus pelo mundo.
Atividade:
Sobre um
fundo escuro, faça um desenho onde o único material permitido para tal é o
açúcar, assim como Vik Muniz na série “Crianças de açúcar”. Fotografe sua
“obra” e me envie!
Obs.: As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do
WattsApp PV ou Classroom.
Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno
|
Atividade da semana de 31/08 a 04/09/2020
Artes Visuais
Vik Muniz é um artista plástico brasileiro reconhecido internacionalmente que trabalha com materiais inusitados. Chocolate, feijão, açúcar, manteiga de amendoim, leite condensado, molho de tomate, gel para cabelo, geleia e produtos reaproveitáveis são algumas das suas principais matérias-primas.
Suas criações carregam uma forte preocupação social e com o futuro do meio ambiente.
A série Crianças de açúcar, criada em 1996, alçou Vik Muniz para a fama. Esse foi o seu primeiro trabalho a ter repercussão e a levá-lo a ser reconhecido internacionalmente.
Atividade:
Faça uma pesquisa sobre a série “Crianças de açúcar”, através da sequência de questões abaixo:
- Quem eram essas crianças e quem eram seus pais?
- Como foi o trabalho que o artista realizou com essas crianças?
- Que tipo de material ele utilizou para representa-las? Por que ele utilizou esse material?
- Qual o destino dado a esse material após fotografar sua criação?
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
Atividade da semana de 17/08 a 21/08/2020
Artes
Visuais
A proposta é que cada aluno deve pesquisar sobre a biografia do Vik
Muniz, através da sequência de questões abaixo:
1 - Onde Vik Muniz nasceu e como foi sua infância?
2 - Ele sempre quis ser um artista?
3 - Qual o diferencial do trabalho de Vik Muniz?
4 - Em que locais suas obras estão expostas?
5 - Você gosta da obra de Vik Muniz? Por quê?
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
Atividade
da semana de 10/08 a 14/08/2020
Artes Visuais
Artes visuais
é uma linguagem que engloba um conjunto de manifestações artísticas (desenho,
pintura, escultura, arquitetura, artesanato, fotografia, história em
quadrinhos, cinema, design, arte urbana, dança, teatro etc.). Seu conceito
está relacionado à ação de visualizar, observar, apreciar e ver. A história
das artes visuais confunde-se com a história, faz parte do ser e do sentir-se
humano; não há povo, cultura, época ou país que não as tenha produzido ou
entrado em contato com as artes visuais, seja para fins religiosos,
culturais, sociais, políticos e/ou econômicos.
Atividade:
1 – Pesquise
e faça uma resenha sobre o documentário “Lixo Extraordinário”.
2 – Qual a
Poética Pessoal de Vik Muniz por esse documentário?
Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade da semana de 03/08 a 07/08/2020
Poética
Pessoal
Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem
da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas
direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz
bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu
produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios
pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.
Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências,
estudos, convívio com outras pessoas, etc. A Poética de cada um
influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.
Perceber poéticas visuais é viajar pelas obras dos artistas
e captar suas marcas pessoais. Muitos caminhos na linguagem
das artes visuais podem ser percorridos com essa intenção.
Selecionamos, nesta atividade, a fotografia,
para mergulhar nas poéticas de um artista que trabalha com ela: Vik
Muniz !
A fotografia digital, até mesmo em celulares, simplificou
as dificuldades técnicas do passado.
Por outro lado, cada vez menos parece haver uma preocupação
na escolha exata para o clique. Fotografa-se e, depois, são
escolhidas algumas fotos para serem guardadas ou mesmo mostradas na
tela do celular, e “apagam-se” as
fotos que pouco interessam.
Depois de ler o texto, responda às questões abaixo:
1 - O que é Poética
Pessoal?
2 - De que modo é
adquirida uma poética?
3 - De acordo com o texto, a Poética é comparada a....
- Coração
- Batimentos
- Caminho
- Respiração
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
Atividade da semana de 27/07 a 31/07/2020
Para essa semana, vocês devem colocar as atividades em dia e entregar
até quarta-feira, para fechamento da nota do bimestre.
Para os alunos que estão em dia com as atividades estou disponível
para esclarecimento de dúvidas.
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou
Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
Até
dia 24/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Atividade da semana de 20/07 a 24/07/2020
Fotografia
Agora que você já sabe que a fotografia
artística consiste na arte de fotografar de forma não convencional
sem se preocupar em retratar a realidade.
Observe algumas imagens da internet, use sua
criatividade e produza uma fotografia artística!
Seja criativo!
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou
Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
.
|
Atividade da semana de 13/07 a 17/07/2020
Fotografia
Agora que você já sabe que Fotomontagem é
o processo (e resultado) de se fazer uma composição fotográfica ao cortar e reunir
um número de outras fotografias. A imagem composta é às vezes fotografada para que a
imagem final seja convertida de volta ao formato fotográfico.
Agora é a sua vez!
Junte várias imagens e forma uma só!
Utilize um cenário (uma imagem) e cole nele
pessoas, animais, árvores, objetos, que serão formados pela junção de outras
imagens.
Seja criativo!
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 17/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Orientações: Manter uma cópia no seu
caderno.
|
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 10/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
ATIVIDADES
Atividade da semana de 06/07 a 10/07/2020
Fotografia
Semana passada vocês conheceram o
artista Vik Muniz que faz uso de técnicas diversas e emprega em suas obras,
como açúcar, chocolate líquido, catchup, sucata, lixo, terra, etc.
Seu trabalho consiste em compor as
imagens com esses materiais, sobre uma superfície plana e fotografá-las.
Atividade:
Faça uma fotografia se inspirando na
técnica usada por Vik Muniz.
Faça um desenho e ao invés de lápis
preto e lápis de cor use materiais diferenciados (barbante, açúcar, pó de
café, pedrinhas, tampinhas, arroz, feijão......) Depois de pronto você
fotografa! É bem interessante você fazer várias fotos, mostrando seu processo
de criação.
|
Tendo em vista que
a fotografia é uma expressão artística que capta imagens de objetos,
ambientes, pessoas, animais, etc. Esta atividade propõe um repertório pessoal
em relação à essa forma de expressão artística.
Responda as
questões abaixo relatando qual a sua relação à essa forma de expressão
artística.
1. Você tem o
costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar, celular ou
câmeras fotográficas?
2. O que você
fotografa? Pessoas, animais, paisagens ou objetos?
3. Você tem o
costume de imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa?
4. Você conhece
algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?
5. De que forma
você tem acesso ao universo fotográfico?
6. Por meio de
filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e
intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?
7. Como você
costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais?
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 03/07//2020 –
pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
|