quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

 

ENTREGA DAS ATIVIDADES ANTERIORES, PELO WHATSAAP OU  E-MAIL:

beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Atividade Língua Portuguesa

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 23 ATÉ 27/11 – 2ºE – 2º F

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 04/12

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br).


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O

Atividades

 

Texto I

O racismo reforça a violência que existe no Brasil

Layane Moises Coelho- 17 de agosto de 2018

 

O Atlas da Violência 2018, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

(FBSP), divulgou um relatório sobre as taxas de homicídio no país, e os números são assustadores. Segundo os dados, mais de meio milhão de pessoas foram assassinadas nos últimos dez anos, sendo os negros as principais vítimas dessa barbárie.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo indivíduo tem direito à vida; mas, no Brasil, a dignidade humana é garantida apenas para uma parcela da população. A vida aqui tem valor e, se você é negro e/ou pobre, a chance de ser morto pelo Estado ou de forma violenta por qualquer cidadão é muito grande.

Entre 2006 e 2016, a taxa de homicídios de indivíduos não negros diminuiu 6,8%, enquanto a da população negra aumentou 23,1%, verificou o Atlas. Por meio desses números, podemos observar o reflexo do racismo que, infelizmente, está presente no país e interrompe da forma mais brutal a vida de um ser humano.

A partir do momento em que um indivíduo é assassinado, está sendo retirado dele o direito à vida, o direito de conviver com o próximo e de frequentar os espaços sociais que auxiliam na formação histórica, política, educacional de todo cidadão. Toda a sociedade é atingida de certa forma, assim como a família e amigos.

Muitas pessoas tentam justificar a morte de alguém e sempre tem aquele que defende o discurso de “bandido bom é bandido morto”, mas o “olho por olho, dente por dente” serve para dizimar a população preta e pobre. Por trás desses discursos existe intolerância, preconceito e falta de amor ao próximo.

A última divulgação do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) constatou que cerca de 726.000 pessoas representam a população prisional no país. Do total, 64% são negros e 75% não iniciaram o ensino médio.

A violência nunca foi e nunca será uma ferramenta de melhoria social. Para iniciar uma transformação no Brasil é preciso, em primeiro lugar, promover um discurso de respeito à diferença, seja ela qual for, e investir na educação. Desta forma as oportunidades e a preservação da vida serão para todos, independente de cor, raça, condições financeiras, idade sexo.

Disponível em: <http://www.vozdascomunidades.com.br/geral/opiniao-o-racismo-reforca-violencia-que-existe-no-brasil/>.

Acesso em: 10 maio 2019. (adaptado)

 

 

Texto II

 

 



 

https://www.diariodaamazonia.com.br/pesquisa-recente-aponta-aumento-de-homicidio-de-negros-no-brasil/

 

Habilidade

Estabelecer relações entre textos verbais (trecho de romance, conto, poema, letra de

música, entrevista, artigo de opinião) e/ou textos não verbais.

Questão 1

Os Textos I e II têm em comum a

 

(A) rejeição do diferente.

(B) oferta de oportunidade para todos.

(C) estatística sobre homicídio no país.

(D) valorização da dignidade humana.

(E) aceitação do diferente.

 

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

 

Questão 2

No Texto I, um dos argumentos usados pela autora para defender a tese de que no

Brasil a dignidade humana é garantida apenas para uma parcela da população, encontra-se em:

 

(A) “[...] divulgou um relatório sobre as taxas de homicídio no país, e os números são assustadores [...]”.

(B) “[...] de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo indivíduo tem direito à vida [...]”.

(C) “[...] a taxa de homicídios de indivíduos não negros diminuiu 6,8%, enquanto a da população negra aumentou 23,1%, verificou o Atlas [...]”.

(D) “[...] A partir do momento em que um indivíduo é assassinado, está sendo retirado dele o direito à vida [...]”.

(E) “[...] Para iniciar uma transformação no Brasil é preciso... promover um discurso de respeito à diferença...e investir na educação [...]”.

Questão 3

No Texto I “O racismo reforça a violência que existe no Brasil”, o vocábulo indivíduo pode ser substituído por

(A) violência.

(B) cidadão.

(C) sociedade.

(D) população.

(E) divulgação.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Atividade Língua Portuguesa

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 09 ATÉ 13/11 – 2ºE – 2º F

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 20/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

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Leia o conto para responder as questões de 1 a 13:

 

A Carteira

(Machado de Assis)

 

...DE REPENTE, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes. Ninguém o viu, salvo um homem que estava à porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo:

- Olhe, se não dá por ela; perdia-a de uma vez.

- É verdade, concordou Honório envergonhado.

Para avaliar a oportunidade desta carteira, é preciso saber que Honório tem de pagar amanhã uma dívida, quatrocentos e tantos mil-réis, e a carteira trazia o bojo recheado. A dívida não parece grande para um homem da posição de Honório, que advoga; mas todas as quantias são grandes ou pequenas, segundo as circunstâncias, e as dele não podiam ser piores. Gastos de família excessivos, a princípio por servir a parentes, e depois por agradar à mulher, que vivia aborrecida da solidão; baile daqui, jantar dali, chapéus, leques, tanta cousa mais, que não havia remédio senão ir descontando o futuro. Endividou-se. Começou pelas contas de lojas e armazéns; passou aos empréstimos, duzentos a um, trezentos a outro, quinhentos a outro, e tudo a crescer, e os bailes a darem-se, e os jantares a comerem-se, um turbilhão perpétuo, uma voragem.

- Tu agora vais bem, não? dizia-lhe ultimamente o Gustavo C..., advogado e familiar da casa. - Agora vou, mentiu o Honório.

A verdade é que ia mal. Poucas causas, de pequena monta, e constituintes remissos; por desgraça perdera ultimamente um processo, com que fundara grandes esperanças. Não só recebeu pouco, mas até parece que ele lhe tirou alguma cousa à reputação jurídica; em todo caso, andavam mofinas nos jornais.

D. Amélia não sabia nada; ele não contava nada à mulher, bons ou maus negócios. Não contava nada a ninguém. Fingia-se tão alegre como se nadasse em um mar de prosperidades. Quando o Gustavo, que ia todas as noites à casa dele, dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três e quatro; e depois ia ouvir os trechos de música alemã, que D. Amélia tocava muito bem ao piano, e que o Gustavo escutava com indizível prazer, ou jogavam cartas, ou simplesmente falavam de política.

Um dia, a mulher foi achá-lo dando muitos beijos à filha, criança de quatro anos, e viu-lhe os olhos molhados; ficou espantada, e perguntou-lhe o que era.

 - Nada, nada.

Compreende-se que era o medo do futuro e o horror da miséria. Mas as esperanças voltavam com facilidade. A ideia de que os dias melhores tinham de vir dava-lhe conforto para a luta. Estava com trinta e quatro anos; era o princípio da carreira: todos os princípios são difíceis. E toca a trabalhar, a esperar, a gastar, pedir fiado ou: emprestado, para pagar mal, e a más horas.

A dívida urgente de hoje são uns malditos quatrocentos e tantos mil-réis de carros. Nunca demorou tanto a conta, nem ela cresceu tanto, como agora; e, a rigor, o credor não lhe punha a faca aos peitos; mas disse-lhe hoje uma palavra azeda, com um gesto mau, e Honório quer pagar-lhe hoje mesmo. Eram cinco horas da tarde. Tinha-se lembrado de ir a um agiota, mas voltou sem ousar pedir nada. Ao enfiar pela Rua da Assembleia é que viu a carteira no chão, apanhou-a, meteu no bolso, e foi andando.

Durante os primeiros minutos, Honório não pensou nada; foi andando andando, andando, até o Largo da Carioca. No Largo parou alguns instantes, -- enfiou depois pela Rua da Carioca, mas voltou logo, e entrou na Rua Uruguaiana. Sem saber como, achou-se daí a pouco no Largo de S. Francisco de Paula; e ainda, sem saber como, entrou em um Café. Pediu alguma cousa e encostou-se à parede, olhando para fora. Tinha medo de abrir a carteira; podia não achar nada, apenas papéis e sem valor para ele. Ao mesmo tempo, e esta era a causa principal das reflexões, a consciência perguntava-lhe se podia utilizar-se do dinheiro que achasse. Não lhe perguntava com o ar de quem não sabe, mas antes com uma expressão irônica e de censura. Podia lançar mão do dinheiro, e ir pagar com ele a dívida? Eis o ponto. A consciência acabou por lhe dizer que não podia, que devia levar a carteira à polícia, ou anunciá-la; mas tão depressa acabava de lhe dizer isto, vinham os apuros da ocasião, e puxavam por ele, e convidavam-no a ir pagar a cocheira. Chegavam mesmo a dizer-lhe que, se fosse ele que a tivesse perdido, ninguém iria entregar-lha; insinuação que lhe deu ânimo.

Tudo isso antes de abrir a carteira. Tirou-a do bolso, finalmente, mas com medo, quase às escondidas; abriu-a, e ficou trêmulo. Tinha dinheiro, muito dinheiro; não contou, mas viu duas notas de duzentos mil-réis, algumas de cinquenta e vinte; calculou uns setecentos mil réis ou mais; quando menos, seiscentos. Era a dívida paga; eram menos algumas despesas urgentes. Honório teve tentações de fechar os olhos, correr à cocheira, pagar, e, depois de paga a dívida, adeus; reconciliar-se-ia consigo. Fechou a carteira, e com medo de a perder, tornou a guardá-la. Mas daí a pouco tirou-a outra vez, e abriu-a, com vontade de contar o dinheiro. Contar para quê? era dele? Afinal venceu-se e contou: eram setecentos e trinta mil-réis. Honório teve um calafrio. Ninguém viu, ninguém soube; podia ser um lance da fortuna, a sua boa sorte, um anjo... Honório teve pena de não crer nos anjos... Mas por que não havia de crer neles? E voltava ao dinheiro, olhava, passava-o pelas mãos; depois, resolvia o contrário, não usar do achado, restituí-lo. Restituí-lo a quem? Tratou de ver se havia na carteira algum sinal.

"Se houver um nome, uma indicação qualquer, não posso utilizar-me do dinheiro," pensou ele.

Esquadrinhou os bolsos da carteira. Achou cartas, que não abriu, bilhetinhos dobrados, que não leu, e por fim um cartão de visita; leu o nome; era do Gustavo. Mas então, a carteira?...

Examinou-a por fora, e pareceu-lhe efetivamente do amigo. Voltou ao interior; achou mais dous cartões, mais três, mais cinco. Não havia duvidar; era dele.

 A descoberta entristeceu-o. Não podia ficar com o dinheiro, sem praticar um ato ilícito, e, naquele caso, doloroso ao seu coração porque era em dano de um amigo. Todo o castelo levantado esboroou-se como se fosse de cartas. Bebeu a última gota de café, sem reparar que estava frio. Saiu, e só então reparou que era quase noite. Caminhou para casa. Parece que a necessidade ainda lhe deu uns dous empurrões, mas ele resistiu.

"Paciência, disse ele consigo; verei amanhã o que posso fazer."

Chegando a casa, já ali achou o Gustavo, um pouco preocupado e a própria D. Amélia o parecia também. Entrou rindo, e perguntou ao amigo se lhe faltava alguma cousa.

- Nada.

- Nada?

- Por quê?

- Mete a mão no bolso; não te falta nada?

- Falta-me a carteira, disse o Gustavo sem meter a mão no bolso. Sabes se alguém a achou? - Achei-a eu, disse Honório entregando-lha.

Gustavo pegou dela precipitadamente, e olhou desconfiado para o amigo. Esse olhar foi para Honório como um golpe de estilete; depois de tanta luta com a necessidade, era um triste prêmio. Sorriu amargamente; e, como o outro lhe perguntasse onde a achara, deu-lhe as explicações precisas.

- Mas conheceste-a?

- Não; achei os teus bilhetes de visita.

Honório deu duas voltas, e foi mudar de toilette para o jantar. Então Gustavo sacou novamente a carteira, abriua, foi a um dos bolsos, tirou um dos bilhetinhos, que o outro não quis abrir nem ler, e estendeu-o a D. Amélia, que, ansiosa e trêmula, rasgou-o em trinta mil pedaços: era um bilhetinho de amor.

 

 

1. Considerando que a perda de uma carteira é um acontecimento corriqueiro, qual poderia ter sido a intenção do autor ao escrever um texto a partir de um fato como esse?

 

2. O autor começa com a frase: ...DE REPENTE, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Por que você acha que ele iniciou o conto com reticências e usando letras maiúsculas?

 

3. Diante da carteira encontrada, Honório se vê frente a um dilema: devolvê-la ou não. Relacione os motivos que poderiam influenciá-lo a ficar com a carteira e os que o levariam a procurar o dono.

 

4. Ao se referir ao personagem Gustavo, o autor novamente faz uso das reticências - Tu agora vais bem, não? dizia-lhe ultimamente o Gustavo C..., advogado e familiar da casa. Qual seria o motivo de o autor não ter revelado o sobrenome dessa personagem?

 

5. Volte ao texto e localize trechos em que há indícios que caracterizam os personagens e outros que descrevem suas ações. A partir dessas informações, o que se pode inferir sobre a conduta de cada um? a. Honório: b. D. Amélia: c. Gustavo C...:

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Atividade Língua Portuguesa

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10 A 30/10 – 2ºE – 2º F

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 06/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br).

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Leia o texto e responda às questões:

 

“Criatividade se adquire com prática”

Especialista garante que criatividade não é coisa só de gênio

 

O que você faria se soubesse que não iria falhar? “Nada”, segundo o professor de design gráfico Brad Hokanson, da Universidade de Minnesota. Isso porque, para ele, não tem diversão nenhuma na falta de desafio. E é exatamente isso que melhora a nossa criatividade. Na edição deste mês da Galileu (nº280), o professor Hokanson — que ministra o curso “Solução Criativa de Problemas”, disponível no site Coursera (em inglês) — explica como essa habilidade pode ser adquirida por qualquer um. Leia o nosso papo com ele, na íntegra:

 

GALILEU: A criatividade é para todo mundo?

Algumas pesquisas mostram que a criatividade é parte das habilidades mentais. Todo mundo a usa na hora de resolver problemas que encontramos no dia a dia. A gente só não reconhece isso como criatividade. Nós não devemos pensar que não somos criativos só porque não estamos produzindo arte ou inventando alguma coisa como Einstein. Na verdade, somos bem inventivos e criativos em muitas coisas. Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la. Todo mundo consegue. Criatividade se adquire com prática.

 

De certa maneira, para ser criativo é preciso desafiar alguns padrões. Você acha que as pessoas têm medo de serem criativas por conta disso?

Acho. Uma das características da criatividade é que ela difere do normal, da rotina. Ou seja, temos que ser corajosos para propor coisas novas, seja vestindo meias diferentes, ou comendo de uma forma inusitada. Às vezes, nos sentimos limitados pela sociedade, sejam colegas de trabalho com regras rígidas ou uma família muito tradicional, mas todos devem estar abertos a resolver problemas de forma diferente dentro do seu próprio contexto. 

 

As pessoas acham que criatividade é uma coisa ligada às artes, só músicos, pintores e designers podem ser criativos. Por que é errado pensar assim?

Artistas, designer e músicos são sortudos por terem uma vida cercada de criatividade. Mas acho que as pessoas erram ao isolar a criatividade em certos campos e não incorporar isso na vida. Meu pai era pedreiro, ele era muito bom em inventar e consertar coisas. Apesar de achá-lo criativo, ele nunca pensou nele mesmo desta forma. Não era arte, mas ele estava resolvendo problemas e inventando coisas.

 

Falta de criatividade é associada com uma visão de mundo mais limitada. Como as pessoas podem se livrar desse tipo de visão?

Uma das formas de aumentar nosso potencial criativo é nos expondo a ambientes, coisas e pessoas diferentes. Algumas pesquisas mostram que nossas memórias e experiências em lugares diferentes podem nos ajudar a resolver os problemas de onde vivemos. As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que atingiram os limites por lá.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com>.

 

Questão 1 – Analise as seguintes assertivas acerca da entrevista:

I. Em “Criatividade se adquire com prática” - Especialista garante que criatividade não é coisa só de gênio, percebe-se a presença do discurso direto e indireto.

II. O parágrafo introdutório tem a finalidade de apresentar o professor a ser entrevistado.

III. Brad Hokanson defende a tese de que a criatividade permeia o nosso cotidiano, nos momentos em que problemas são solucionados, de forma diferenciada.

 

Estão corretas as assertivas:

a)I

b)I e II

c)II e III

d)I, II e III.

 

Questão 2 – Em todas as alternativas, há exemplos de retomada por meio de formas pronominais, exceto em:

a)“Isso porque, para ele, não tem diversão nenhuma na falta de desafio.”.

b)“... explica como essa habilidade pode ser adquirida por qualquer um.”.

c)“Algumas pesquisas mostram que a criatividade é parte das habilidades mentais.”.

d)“Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la”.

 

Questão 3 – Releia:

 

As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que atingiram os limites por lá.

 

A expressão conectiva destacada sinaliza:

a)Tempo

b)Explicação

c)Adversidade

d)Finalidade

 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

 

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 2ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 27/10

 

ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA NO CADERNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br).

 


 

PESQUISA SOBRE O AUTOR MACHADO DE ASSIS

 

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE MACHADO ASSIS RESPONDENDO ÀS SEGUINTES

 QUESTÕES:

-QUEM FOI? (BREVE BIOGRAFIA)

-QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

-QUAIS AS PRINCIPAIS OBRAS?

-A QUAL ESCOLA LITERÁRIA PERTENCE?

 classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNFtgkJW14tcvngwCllNU4nkjmDVX6shd

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 05/10 ATÉ 09/10

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 13/10/20

 

ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),  E-MAIL (beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br).

 



 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

                Escreva um texto do gênero Reportagem sobre o tema “Desigualdade Social no Brasil” com no mínimo 15 linhas.

NÃO SE ESQUEÇA QUE A REPORTAGEM EXIGE PESQUISA SOBRE O TEMA, APRESENTA DEFINIÇÃO DO TEMA, OPINIÃO DE ESPECIALISTAS E EXEMPLOS DE PESSOAS.

 




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Orientações
  Língua Portuguesa – prof.ª Ivanilde    -   2º ano E e F
  Atividades - semana 06 a 13/07/2020
1-    Leia as explicações, anote no seu caderno de classe o assunto da aula e a semana de estudos. Somente responda as atividades solicitadas.
2-    Envie uma foto dos exercícios até o dia 13/07/2020  para o e-mail ivanildecasagrande@prof.educacao.sp.gov.br  ou no grupo do WhatsApp da sala -preferência  no privado 996631514
3-    A atividade estará disponível no blog da escola e também no Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4-    Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala ou no privado.
5-    Acompanhe a aula online no CMSP dia 07/07, caso tenha perdido, através do link:
6-    A atividade vale pontos e presença para compor a nota do bimestre. Não deixe de entregar.
Habilidade: Reconhecer o texto literário como fator de promoção de direito e valores humanos.

Assunto: A construção do herói e da heroína no romantismo
Aula do Centro de mídia do dia 07 de julho 2020.

LITERATURA V ROMANTISMO
 Prosa romântica destaques de obras;

Ø Romance Regionalista traça um painel das principais regiões do país.

Visconde de Taunay (1843 – 1899)
 Apresenta o sertão Mato- grossense, com sua linguagem, usos e costumes, além de discutir o papel social da mulher nas culturas sertanejas e urbanas. Seu romance Inocência é considerada melhor obra literária.

INOCÊNCIA era filha única de Pereira, mineiro viúvo. Nutria uma paixão por Cirino, curandeiro que fingia ser médico e que estava em sua casa a pedido do pai a fim de tratar da saúde dela. Contudo, a jovem estava prometida a Manecão, rústico vaqueiro. Inocência e Cirino vivem um romance, que é descoberto por Tico, anão que observava a moça. Manecão mata Cirino e passado um tempo Inocência morre.
          
“A heroína típica romântica”
Inocência é o perfil idealizado da personagem principal cabocla sertaneja com características típicas de heroína romântica: pele alva e fragilidade física.
“ as mulheres é em geral corrente nos nossos sertões, e traz como consequência imediata e prática, além da rigorosa clausura em que são mantidas, não só o casamento convencionado entre parentes muito chegados para filhos de menor idade, mas sobretudo os numerosos crimes cometidos, mal se suspeita possibilidade de qualquer intriga amorosa entre pessoa da família e algum estranho. [...]” 
                      Bernardo Guimarães (1825 – 1884)
Criador do romance sertanejo e regional, ambientado em Minas e Goiás, suas obras mais conhecidas são O Seminarista e Escrava Isaura.
O Seminarista retrata o sentimento amoroso de um jovem (Eugênio) por uma amiga de infância (Margarida). Ele torna-se padre e quando retorna em sua cidade natal reencontra a amada. Consumam o antigo amor. Margarida morre e pouco antes de rezar sua primeira missa, enlouquece de dor sentimental e crise moral.
“Eugênio era dotado de índole calma e pacata, e revelava ainda na infância juízo e sisudez superior à sua idade; tinha inteligência fácil e boa memória. Além disso, mostrava grande pendor para as coisas religiosas. Seu principal entretimento, depois de Margarida, cuja companhia preferia a tudo, era um pequeno oratório, que zelava com extremo cuidado e trazia sempre enfeitado de flores, pequenas quinquilharias e ouropéis. Diante deste oratório, o menino se extasiava fazendo o papel de capelão, rezando terços e ladainhas e celebrando novenas com a regularidade e com uma gravidade verdadeiramente cômica. [...]”

Ø Romance Indianista__ marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como uma figura de maior representatividade, sendo nacionalidade autêntica. O índio foi usado como símbolo de bravura e honra.
                       José Alencar (1857)
É o principal ficcionista romântico brasileiro. Seus assuntos eram o homem e a terra brasileira. Seu romance foi dividido em quatro grupos: indianista, histórico urbano e regionalista.

O GUARANI _a família Mariz instala-se, numa fazenda às margens do rio Paquequer. Ali enfrentem diversos inimigos o italiano Loredano. Peri, o índio de “alma nobre”, procura salvar a família e servir a doce Cecília, mostrando - se um herói nos combates com os aimorés. Esses terminam por cercar a casa dos Mariz.  Peri é batizado e leva Ceci à civilização, antes que os aimorés matem a todos e incendem a casa. No caminho Ceci, opta por Peri

                                        ATIVIDADE

Somente responda, colocando seu nome, semana referente e série.

O fragmento abaixo foi retirado do romance O Guarani. Leia-o com atenção e responda às questões.

        “Enquanto o sol alumiou a terra, caminhamos; quando a lua subiu ao céu, chegamos. Combatemos comGoitacás. Toda a noite foi uma guerra. Houve sangue, houve fogo.
         “Quando Peri abaixou o arco de Ararê, não havia na taba dos brancos uma cabana em pé, um homem vivo; tudo era cinza.
         “Veio o dia e alumiou o campo; veio o vento e levou a cinza.
         “Peri tinha vencido; era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros.
        “Sua mãe chegou e disse: ‘Peri, chefe dos Goitacás, filho de Ararê, tu és grande, tu és forte como teu pai; tua mãe te ama’.
        “Os guerreiros chegaram e disseram: ‘Peri, chefe dos Goitacás, filho de Ararê, tu és o mais valente da tribo e o mais temido do inimigo; os guerreiros te obedecem’.
        “As mulheres chegaram e disseram: ‘Peri, primeiro de todos, tu és belo como o sol, e flexível como a cana selvagem que te deu o nome; as mulheres são tuas escravas’. (…)
        “Sua mãe veio e disse: ‘Peri, filho de Ararê, guerreiro branco salvou tua mãe; virgem branca também’.
         “Peri tomou suas armas e partiu; ia ver o guerreiro branco para ser amigo; e a filha da senhora para ser escravo. (…)
        “Guerreiro branco, Peri, primeiro de sua tribo, filho de Ararê, da nação Goitacá, forte na guerra, te oferece o seu arco; tu és amigo.”
         O índio terminou aqui a sua narração.
         Enquanto falava, um assomo de orgulho selvagem da força e da coragem lhe brilhava nos olhos negros, e dava certa nobreza ao seu gesto. Embora ignorante, filho das florestas, era um rei; tinha a realeza da força.   

01-   No fragmento de O Guarani, a voz enunciadora é de Peri, o protagonista do romance. Os primeiros parágrafos remetem ao contato inicial com os colonizadores. A reação de Peri e sua tribo condiz com a realidade histórica, pois:
a-    Os índios reagiram com violência à colonização.
b-    Por ser passivo Peri ignorou sua tribo.
c-    A intenção de Peri era entrar para a família dos Mariz.
d-    Peri não tinha caráter humano e sentimental.

02-   O momento que Peri narra no fragmento é o de sua afirmação na tribo como chefe guerreiro. O trecho que confirma é:
a-   Toda a noite foi uma guerra. Houve sangue, houve fogo.
b-   a mãe: tu és grande, tu és forte como teu pai; tua mãe te ama’; os guerreiros: tu és o mais valente da tribo e o mais temido do inimigo; os guerreiros te obedecem.
c-    Veio o dia e alumiou o campo; veio o vento e levou a cinza.
d-   Peri tomou suas armas e partiu.

3- Há, no fragmento, o motivo para Peri estar na presença dos brancos e tornar-se amigo deles. No trecho o que motivou Peri a ser amigo dos portugueses:
a-    Porque era um selvagem orgulhoso e de coragem.
b-    Porque era ambicioso e guerreiro.
c-    Porque guerreiro branco salvou a mãe de Peri.
d-   Porque era forte e destemido.

4-    José de Alencar construiu o herói nacional, colocando-o à altura dos heróis europeus. A característica de Peri que NÃO o torna grandioso:
a-    A nobreza de seu gesto.
b-    O orgulho selvagem e a força da coragem.
c-    Era um rei, tinha realeza e força.
d-    Era apático e desinteressado.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

PRAZO DE ENTREGA

De 06 a 13/07/2020 via Whats, no Classroom ou no meu e-mail

ATIVIDADES
                          Orientações
  Língua Portuguesa – prof.ª Ivanilde    -   2º ano E e F
  Atividades - semana 06 a 13/07/2020
1-    Leia as explicações, anote no seu caderno de classe o assunto da aula e a semana de estudos. Somente responda as atividades solicitadas.
2-    Envie uma foto dos exercícios até o dia 13/07/2020  para o e-mail ivanildecasagrande@prof.educacao.sp.gov.br  ou no grupo do WhatsApp da sala -preferência  no privado 996631514
3-    A atividade estará disponível no blog da escola e também no Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4-    Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala ou no privado.
5-    Acompanhe a aula online no CMSP dia 30/06, caso tenha perdido, através do link:
6-    A atividade vale pontos e presença para compor a nota do bimestre. Não deixe de entregar.
ATIVIDADES
Assunto - Literatura IV Romantismo e Ultrarromantismo
                Álvares de Azevedo “Noites na Taverna”
Conteúdo
Ø  Leitura e análise de textos dos períodos Romantismo e Ultrarromantismo.
Ø  O gênero “conto fantástico”
Ø  O conto fantástico do livro “Noite na Taverna”, de Álvares Azevedo;
Ø  O poeta e escritor Álvares Azevedo.
Habilidades
Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de elaboração do sentido.
Ultrarromantismo – Mal do século – Geração Bayroniana
Por volta de 1850, o romantismo atinge seu ponto culminante e mais egocêntrico com o Ultrarromantismo, ou Mal do Século. Esta fase recebeu forte influência de poetas como Lord Bayron. Este criou heróis sonhadores que vivam grandes aventuras que contestavam as convenções morais e religiosas aceitas pela burguesia. Álvares de Azevedo se inspirou em Bayron onde trabalha com os temas de amor e da morte e sobre tudo, com as questões do tédio existencial.
O Ultrarromântico fecha-se em si mesmo, pois se vê insatisfeito com a realidade. Parte para o devaneio, o erotismo obsessivo o mesmo demonstra sensação de melancolia e tédio diante da vida. Devido a seu estado depressivo anseia a morte por esta se mostra como a única solução era seus problemas.
Manoel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor da Segunda Geração Romântica (Ultrarromântica, Byroniana ou Maldo Século), autor de Noite na Taverna e Lira dos Vinte Anos, dentre outras obras de igual relevância. Apesar de ter falecido muito jovem, aos 20 anos, seu legado é estudado e referenciado pela qualidade de sua escrita.
Em suas obras a mulher aparece idealizada, semelhante a um anjo; em outros surge numa atmosfera de erotismo e sensualidade. Permanece inacessível, distante do poeta.
Em sua obra Noite na Taverna, o autor Álvares de Azevedo usa o pseudônimo Job Stern. Elabora uma narrativa em sete episódios, entrelaçados por um enredo que se passa com um grupo de jovens em uma taverna. Reunidos, eles compartilham histórias trágicas, com crimes hediondos, sempre envolvendo amores controversos. Todos os relatos envolvem relações delirantes, absurdas ou pouco reais. A coletânea de contos retrata o entusiasmo da geração romântica pelo chamado Mal do Século, uma expressão que se refere à crise de crenças e valores que ocorreu na Europa, no século XIX .A obra é composta de capítulos:
 Capítulo 1 Uma Noite do século_ introduz o cenário da história
 Capítulo 2 Solfiere
Capítulo 3 Bertran
Capítulo 4 Gennaro
 Capítulo 5 Claudius Hermann
 Capítulo 6 Johann
Capítulo 7 Último beijo de amor
O Conto Fantástico
É um nome que se dá uma narrativa curta que apresenta personagens que extrapolam o limite da realidade e /ou fatos igualmente estranhos e inexplicáveis. Entre os diferentes contos fantásticos, encontramos os de Álvares de Azevedo, o conto fantástico gótico, que induz o leitor à mais profunda concentração, deixando-o frente a frente com os próprios fantasmas e desejos.
ATIVIDADE
Obs. Anote no seu caderno a semana, assunto e somente as respostas( alternativa correta e a frase dela).
Leia um trecho de um capítulo do livro Noite na Taverna, e responda as questões a seguir.
Noite na Taverna _ capítulo 3
Bertram, uma das personagens sentada na taverna sombria em que se ambienta a novela ultrarromântica de Alvarez de Azevedo, conta “perdição” a que foi levado pelo amor de uma mulher.
Um outro conviva se levantou. [...]
Esvaziou o copo cheio de vinho, e com a barba nas mãos alvas, com os olhos de verde-mar fixos, falou:
— Sabeis, uma mulher levou-me à perdição. Foi ela quem me queimou a fronte nas orgias, e desbotou-me os lábios no ardor dos vinhos e na moleza de seus beijos, quem me fez devassar pálido as longas noites de insônia nas nessas de jogo, e na doidice dos abraços convulsos com que ela me apertava o seio!...
.......................................................
Foi uma vida insana a minha com aquela mulher! Era um viajar sem fim. [...] Nossos dias eram lançados ao sono como pérolas ao amor; nossas noites sim eram belas!
......................................................
Um dia ela partiu; partiu, mas deixou-me os lábios ainda queimados dos seus e o coração cheio do germe dos vícios que ela aí lançara. Partiu; mas sua lembrança ficou como um fantasma de um mau anjo perto de meu leito. [...]
Questões
1- A “perdição” a que o narrador foi levado por uma mulher foi?
a- Foi uma vida de amor projetada e equilibrada;
b- Foi uma vida de amor e respeito;
c- Passar as noites em orgias e perder-se no jogo;
d- Partiu, mas sua lembrança ficou singela como um bom anjo.
2-Qual expressão se refere a mulher e aos sentimentos do narrador?
a- Um dia ela partiu;
b- Era um viajar sem fim;
c- Esvaziou o copo cheio de vinho;
d- Atravessou as noites na doidice dos abraços dessa mulher.
3- Qual é a visão que os poetas da 2ª geração têm da imagem da mulher, do amor sexualizado no texto.
a- Associado à corrupção e de degradação do homem;
b- De modo positivo, realização do amor;
c- Associado a realização dos amantes;
d- A compulsão liberada.
4- Para os poetas ultrarromânticos como deveria ser a visão do amor?
a- A necessidade de resistir aos impulsos sexuais que movem os desejos humanos.
b- De forma impura com concretização carnal;
c- Com comportamento libertino e fraquezas;
d- Mostrando sua beleza, encantos e paixão.
5- São elementos da literatura de tradição gótica:
a- Enquanto movimento compreende a tendência literária da primeira metade do século XVIII;
b- A observação da realidade fazendo uma análise crítica da vida social.
c- Predominância do nacionalismo e o culto a natureza;
d- Vai contra o racionalismo, fundindo instinto de vida e de morte, libido e terror.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

Orientações
  Língua Portuguesa – prof.ª Ivanilde
  Atividades para a semana de 29/06 até 03/07/2020
1-    Leia os textos, anote no seu caderno de classe o assunto da aula e a semana de estudos. Somente responda as atividades solicitadas.
2-    Envie uma foto dos exercícios até o dia 03/07/2020  para o e-mail ivanildecasagrande@prof.educacao.sp.gov.br  ou no grupo do WhatsApp da sala -preferência  no privado
3-    Está disponível também no Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4-    Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala.
5-    Acompanhe as aulas online.

                         Literatura III -  ROMANTISMO
 “A PRESENÇA DO NEGRO NAS OBRAS LITERÁRIAS”
   A voz silenciada

Durante o século XIX, período do Romantismo na Literatura Brasileira, a presença do negro nas obras literárias foi muito reduzida. Nas publicações de época, era muitas vezes silenciados ou representados como submisso, sem voz.

Maria Firmina Dos Reis, foi a primeira mulher, afro – descendente, nordestina e de origem humilde, a relatar no romance ÚRSULA 1859, através de um discurso crítico e denunciativo, tornando públicas as condições a que estavam submetidos o negro e a mulher na sociedade brasileira.
Sabendo de sua posição social, já diz no prólogo (início) do livro Úrsula:
“Pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato...”
Publicou sua obra com o pseudônimo “Uma Maranhense”.

O romance é inovador época em que a situação da mulher no século XIX, pois:
·         A mulher era subordinada e dependente do pai ou do marido, sendo feita propriedade do homem e silenciada por ele.
·         Desde menina era ensinada a ser mãe e esposa, sua educação limitava-se a aprender a cozinhar, bordar, costurar, tarefa estritamente domésticas.
·         Carregava estigma da fragilidade, da pouca inteligência, entre outros que fundamentava a lógica patriarcal de mantê-la afastada dos espaços políticos.
 Enredo do livro Úrsula _Maria Firmina Dos Reis
           O romance começa com Túlio (um negro) salvando Tancredo que é um jovem rico. Túlio diz que deseja como recompensa que os escravos sejam tratados com respeito e recebe a alforria de Tancredo.
           Túlio ouve e relata a história de Suzana e Antero. Ela é uma mulher que foi retirada de sua África, separada de marido, filhos e família. Foi jogada em um navio negreiro e presenciou as mais terríveis desumanidades.
           Antero(velho, escravo, trabalhava sem descanso e encontrou na bebida uma forma de suportar as condições de sua existência. Fala sobre a África, suas festas e comemorações culturais.
           Fernando P, tio de Úrsula, é um homem desprezível. Cometeu crimes e maltratou a mãe de Úrsula para poder ter a menina para si.
           Úrsula, é doce, bela, não possui pai e divide a solidão com sua mãe doente. Surge o amor entre Tancredo e Úrsula, com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor.
           Ao final, Fernando, por ciúmes, mata Tancredo na noite do casamento deste com Úrsula . Ela enlouquece e morre. Fernando P. senti remorso e acaba morrendo, mas antes liberta seus escravos.

           O romance, escrito em 3ª pessoa, constitui como uma ação de transgressão, que ultrapassa os limites sociais de uma sociedade conservadora e escravocrata.

Outras escritoras: Conceição Evaristo – Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma favelada” publicado em 1960. Foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, moradora da favela do Canindé em São Paulo. Surge de 20 diários da escritora fazendo um relato da mulher negra e solteira. Neles não poupa expressões para detalhar suas dores e os absurdos da vida que levava em condições de extrema marginalização.

Leitura Complementar: caderno do aluno – volume 2 - páginas 114 a 116 Fragmentos do Livro Úrsula






ATIVIDADE

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao contexto:
1-A condição das mulheres negras no Brasil no século XIX era:
a-    de subordinação ao homem;
b-    sua educação era voltada aos trabalhos domésticos;
c-    considerada frágil e pouco intelecto;
d-    destemidas e dominadoras
2-Considere as seguintes afirmações sobre Maria Firmina Dos Reis e seu romance Úrsula.
I-             O romance Úrsula, de pseudônimo “Uma Maranhense”, não teve notoriedade na época e hoje é discutido no meio literário;
II-            Nas primeiras páginas do romance a autora é consciente das limitações que o livro teria por ter sido escrito por uma mulher brasileira.
III-          A obra transgride os limites sociais da sociedade conservadora e escravocrata.
Quais estão corretas?
a-    I, II
b-    II, III
c-    III, I
d-    I, II, III
3-Sobre o romance Úrsula, assinale verdadeiro (V) ou falso (F), as seguintes afirmações.
a-    Uma obra que dá voz a mulher escritora;
b-    Um livro onde o negro narra sua história cheia de sofrimento, sonhos e fé.
c-    Com a preta Suzana, a autora apresenta o olhar da escravidão sobre a ótica de uma mulher negra que foi arrancada de sua terra, tendo usurpado o direito de viver uma vida feliz ao lado da família.
d-    Fernando P. na disputa por Úrsula, mata Tancredo e tranca Úrsula em um convento.
a-    V-V-V-F
b-    V-F-V-V
c-    V-V-F-V
d-    F-V-V-V
     4- Como eram as mulheres negras no século XIX?
     5- O que mudou em relação ao tratamento dado às mulheres nos dias de     hoje, especificamente às pobres, negras e periféricas?
6-   O título do livro “Quarto de Despejo pode sugerir algumas influências. Assinale a que não sugere o relato.
a-   O ambiente onde escreve Carolina assemelha-se a um quarto de despejo.
b-   Tal qual os objetos que Carolina recolhe nas ruas, ela e seu filhos são restos ignorados pelo poder público.
c-   O s relatos da vida da autora são comparados aios pertences deixados num quarto de despejo.
d-   Há uma referência ao local onde vivem as pessoas que trabalham com serviços domésticos em casa de luxo.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06


ATIVIDADES

Romantismo – nome dado ao período literário do século XIX que tem como características o nacionalismo e idealização da mulher.

José de Alencar é um dos maiores representantes do romantismo no Brasil, no final do século XIX é um dos principais nomes da literatura nacional. ... Como resultado, as obras de Alencar apresentam a cultura do povo, a história e as regiões brasileiras com uma linguagem inovadora para a época.

Características das obras de José de Alencar
Busca de virtudes humanas: pureza, lealdade e coragem.
Ex: Aurélia, no livro Senhora, é leal aos seus sentimentos e princípios;
Ex; Lúcia, no livro Lucíola, é uma cortesã de luxo (prostituta) que optou por essa vida com objetivo de salvar a família que se encontrava em estrema pobreza;
Ex: Iracema, no livro Iracema, doa sua vida a seu amor, Martim.

O passado _ é a explicação para p que acontece no presente.
Ex: Em Senhora, por meio do retorno ao passado, compreendemos as razões e seu desejo de vingança em relação a Fernando Seixas – ele a havia abandonado por receber um bom dote de casamento, do pai de Adelaide;
Ex: No romance Lucíola, ficamos sabendo também pelo passado as razões de a moça ter se tornado uma cortesã.

Temas
São divididos em quatro tipos: romances urbanos, indianistas, históricos e regionalistas.
Romance Urbano_ caracteriza-se por ter diálogos apresentados de formas idealizadas, como se as personagens fossem senhoras de si, sem medos, dúvidas e aflições.

Ex: Na obra Senhora, Aurélia com apenas dezoito anos é órfã, rica e administra sua fortuna sem ajuda de ninguém.
Ex: Na obra Iracema, Alencar enfatiza, também, a beleza feminina representada pela bela índia de cabelos longos e negros, ou seja, a mulher representa a natureza, forte, pura, guerreira
Ex: Na obra Lucíola, a personagem, prostituta, abandona sua condição pelo amado Paulo que quer casar-se com ela. Vemos um processo da personagem.





ATIVIDADES - ANALISE OS TEXTOS A SEGUIR
TEXTO 1 - LUCÍOLA 
“A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado. Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância. O vestido que a moldava era cinzento com orlas de veludo castanho e dava esquisito realce a um desses rostos suaves, puros e diáfanos, que parecem vão desfazer-se ao menor sopro, como os tênues vapores da alvorada. Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.”

TEXTO 2 - IRACEMA

"Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas."

1-Os fragmentos retratam a personagem principal dos romances de José de Alencar. Assinale qual características é comum na descrição dessas personagens?
a-    a beleza física
b-    o medo
c-    a traição
d-    o caráter

2-Assinale a alternativa que NÃO caracterizam as mulheres descritas nesses trechos.
a-    graciosidade, doçura
b-    ingenuidade, pureza
c-    ternura e elegância
d-    capacidade, religiosidade

3-O ideário feminino submisso ou dependente na obra Lucíola é visto como:
a-    forma de redenção perante a sociedade da época
b-    forma de se garantir financeiramente
c-    forma de conquistar o amor verdadeiro
d-    forma de continuar vivendo como viviam
4- A figura de linguagem que aparece na frase: “O favo da jati não era doce como seu sorriso” é:
a-    antítese _indicando ideias contrárias
b-    hipérbole_ indicando ideia de exagero
c-    eufemismo_ suaviza um termo
d-    comparação_ compara ideias
5- Qual a sua opinião em relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.

6- Você acredita que se não há dinheiro não há amor? Por quê?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

LITERATURA           INTRODUÇÃO AO ROMANTISMO

PARTE 1
Contexto Histórico
Movimento artístico iniciado século XVIII, estendendo-se até a metade do século XIX. Defendia valores e estéticas opostas ao período anterior - Neoclássico.
Os principais acontecimentos históricos dessa época são:
Ø  Revolução Francesa que derrubou o antigo regime e instaurou um estado democráticos.
Ø  Revolução Industrial que promoveu uma verdadeira transformação nas produções dos produtos e nas relações entre patrões e empregados.
Nesse momento, quem estava no poder era a burguesia e seus valores e ideologias foram expressas nas obras românticas.
O movimento romântico tinha uma visão de mundo centrada centrado no indivíduo.

Características gerais:

Ø  Liberdade de criação – valorização de formas livres (sem rimas e com linguagem próxima à coloquial).
Ø  Subjetividade - valoriza emoção e a imaginação, enfatizando o indivíduo, o “EU”.
Ø  Sentimentalismo – estado de alma triste (tendência ao exagero emocional).
Ø  Religiosidade – presença da religião nas obras.
Ø  Valorização da natureza – exaltação da nação por meio de elementos naturais.
Ø  Nacionalismo – formação da identidade do povo.

AS GERAÇÕES ROMÂNTICAS - POESIA
GERAÇÕES
TEMÁTICA
   Primeira

Nacionalismo/Indianista
   Segunda
Ultrarromântica – “Mal-do-século

   Terceira
Social e Libertária – “Condoreira





PRINCIPAIS ESCRITORES DAS GERAÇÕES





PROSA ROMÂNTICA

ROMANTISMO_ é nome dado ao período literário do século XIX. No qual o nacionalismo era o traço essencial.

ROMANCE_ diz respeito a um gênero literário escrito em prosa, com enredos paralelos e grande desenvolvimento de personagem.
Entre os primeiros romances românticos publicados no Brasil estão: A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo e Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida. Esses romances eram publicados em folhetins.

Características dos Romances Românticos
Ø  Caráter maniqueísta (disputa entre o bem e o mal);
Ø  Literatura moralizante (influenciando comportamento de época);
Ø  Idealização dos sentimentos;
Ø  Valorização do passado histórico;
Ø  Pesquisa das raízes nacionais (costumes lendas e paisagens);
O romance romântico pode ser dividido em:
Ø  Urbanos ou de costumes (retrato na vida da corte carioca);
Ø  Regionalistas (retrata vida no campo);
Ø  Indianistas (o indígena, suas terras e costumes são os protagonistas dessas histórias)
Ø  Históricos (mistura-se fatos históricos e ficcionais e a história contada de forma idealizada).
PRINCIPAL REPRESENTANTE DO ROMANTISMO BRASILEIRO
JOSÉ DE ALENCAR_ _produziu romances indianistas, regionalistas e urbanos. É considerado o fundador do romance brasileiro com temática nacionalista.
Romance:
·         IRACEMA: “a virgem dos lábios de mel” apaixona-se por Martin, guerreiro português. Os dois amantes fogem em companhia de Poti e vivem um belíssimo amor na floresta; mas os trabalhos de guerra separam o feliz casal. Iracema morre após ter uma criança que viria simbolizar a origem do povo brasileiro, segundo os românticos.
·         SENHORA: Aurélia, uma pobre moça herda uma grande fortuna de sua avó, passando a viver luxuosamente. Fernando, seu ex noivo, a abandonou pelo dote de Adelaide. Aurélia por vingança compra-o. Após o casamento, a jovem o despreza. Fernando recupera a soma necessária para devolver à esposa e compra a sua liberdade. Diante dessa atitude, Aurélia propõe reconciliação.
Responda:
1.    Marque verdadeiro ou falso.
 Acerca da protagonista do romance Iracema, de José de Alencar, pode-se dizer que:
A-   (       ) É uma heroína romântica, tanto por sua proximidade com a natureza, quanto por agir em nome do amor, a ponto de romper com sua própria tribo e se entregar a Martin.
B-   (        )É uma personagem integrada a natureza, mas que se corrompe moralmente depois que se apaixona por um homem branco e se entrega a ele.
C-   (       )Possui grande beleza física , descrita com elementos da natureza, o que faz da personagem uma representação do Brasil pré-colonizado.


PARTE 2
No caderno do aluno (apostila) vol. 2.
 Faça a atividade 1, página 110 (pode ser as informações extraídas desta aula) e exercícios 1 a 5 da página  112( para responder, leia as páginas 110 e 111).


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

Atenção- Não copiar texto. A atividade 1 deverá ser realizada no caderno de classe e a atividade 2, no caderno do aluno. Anotem apenas o enunciado das questões e as respostas. Nos testes, você deve escrever somente a frase correta. Prazo de entrega : 08 a 12/06/2020 no Whats privado. Dúvidas e correção também via Whats.

ATIVIDADES

AS ORIGENS DA LITERATURA

A Literatura é uma linguagem especial, carregada de sentidos e capaz de provocar emoções e reflexões no leitor existem diversos tipos de produções literárias:
Ø  Poesia
Ø  Prosa
Ø  Literatura de ficção,
Ø  Literatura romance
Ø  Literatura popular,
Ø  Literatura de cordel ...


As primeiras manifestações da literatura brasileira, ocorreram durante o período colonial de 1500 a 1822. Evidentemente essa produção foi fortemente marcada pelas influências da cultura e da literatura portuguesa, uma vez que nossos escritores ou eram portugueses de nascimento ou brasileiros com formação universitária em Portugal.

Cronologia e características dos movimentos literários




Ø  Trovadorismo - Na Idade Média, o principal atributo da sociedade era a religião. Esse momento esteve marcado pelo Teocentrismo. Foi a primeira manifestação da língua portuguesa e destacou-se pelas:



CARACTERÍSITCAS DAS CANTIGAS

AMOR
AMIGO
ESCÁRNIO
MALDIZER
A mulher e o amor são idealizados
Sofrimento da mulher separada do amante
Sátiras indireta
Sátira direta
Sofrimento amoroso
Sentimento de angústia
Linguagem carregada de ironia
Linguagem grosseira
 cenário rotina- palaciana
Cenário-campo
Uso de expressões ambíguas e com duplo sentido
Crítica em forma de zombaria
Eu lírico masculino
Eu lírico feminino
Não identifica a pessoa satirizada
Identifica o nome da pessoa satirizada

Ø  Humanismo _ período de transição entre Idade Média e Renascimento;
                     _ o homem como centro de todas as coisas existentes no universo
                                                                                                               (antropocentrismo)
                     _ a produção literária _ poesia palaciana
                                                        _Teatro
                                                        _Crônica
                     _ destaque para as produções de Gil Vicente

Ø  Classicismo _o renascimento é a expressão artística e cultural que deu origem a Era moderna, inspirado nas ideias e nos textos da cultura clássica greco – latina.
                      _ substituiu a fé medieval pela razão, o cristianismo pela mitologia
greco – latina e pôs o homem como centro de todas as coisas (antropocentrismo).
                                 _ os escritores introduziam em suas obras temas pagãos, ideal do amor platônico, e uso da mitologia.
                                 _ a obra primorosa dessa época foi o poema épico “Os Lusíadas”
de Luiz Vaz de Camões. 


Ø  Quinhentismo _ primeiros registros da literatura no Brasil,1500, conhecida como literatura de informação. Reúne relato de viagens com características informativas e descritivas.

Ø  Barroco_ Opõe-se à estética clássica. O homem Barroco foge das coisas e sentimentos contraditórios que envolve a natureza humana, exaltando os valores cristãos_ o homem volta-se para Deus.
                         _a estética está preocupada com a descrição das coisas.
              _é frequente o uso a de figuras de linguagem como a antítese, metáfora, hipérbole, sinestesia, além do uso de neologismos.
              _ Gregório de Mattos é o mais expressivo representante brasileiro, o Padre Antônio Vieira, embora tenha escrito boa parte de sua obra do Brasil, defensor dos negros e índios, pertence a literatura portuguesa. 

Ø  Arcadismo _é marcado pela decadência do pensamento barroco como o exagero.
                    _foi influenciado pela cultura grega-latina e renascentista.
                    _busca da razão, do verdadeiro e da natureza.
                    _uso de pseudônimos pastoris.
                    _valorização do homem (antropocentrismo).
                    _ os autores árcades voltam-se para uma vida simples e viver o momento ”carpe diem” 

ATIVIDADE

LEIA a letra da música.

Luiza (Tom Jobim)
Rua
Espada nua
Boia no céu imensa e amarela
Tão redonda a Lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silêncio lento
Um trovador, cheio de estrelas
Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer, Luiza
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor
Acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração



Vem cá, Luiza
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de Sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza
Luiza
Luiza


1-A música apresenta característica de que tipo de cantiga?

2-Algumas canções populares manifestam a mesma forma e espirito das cantigas medievais. Que características das cantigas medievais você identifica nesta letra de Tom Jobim?

3-Transcreva dois versos da canção que revelam a posição de submissão do poeta.

4-Que característica da literatura barroca eram condenáveis pelos árcades.

5-Como é chamado o movimento de grande transformação política econômica e cultural que assinala o início dos tempos modernos?

6-Diferencie Antropocentrismo de teocentrismo.

7-  “Os Lusíadas” é um poema :
a) épico.
b) lírico.
c) poético.
d) dramático.
e) narrativo.

8-O escritor que teve maior destaque no período barroco no Brasil foi?




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


INFERÊNCIA: Ato ou efeito de inferir (deduzir pelo raciocínio). Atividade pela qual o leitor constrói novas ideias a partir das sinalizações dadas pelo texto.

 Exemplo:




    1)    Qual é a informação IMPLÍCITA mais coerente com o CONTEXTO história?




     2)    Leia o texto abaixo:

Luz no fim do túnel

Graças a Ricão, minhas dúvidas sobre ser "igual ou diferente", "original ou copiado" viraram secundárias. Num minuto súbito, deixei de me sentir perdido, foi incrível! Tinha agora um rumo na vida, enxergava luz no fim do túnel.
              A meta era ser escritor de comediante, aprender a ser engraçado, bolar monte de frases espertas e situações hilárias para Rogério apresentar em espetáculos de ventríloquo pelo país, operando um boneco de mão.
              A gente estrearia na tevê, num show de talento. Faria o maior sucesso. Seria convidado para outros programas. Ganharia uma grana firme e alcançaria fama - talvez até mesmo antes dos 15 anos.
              Com o primeiro dinheiro firme que entrasse, eu compraria um barraco para o Ricão. Ou melhor, barraco não, casinha decente. Depois mandaria pôr dessas mãos postiças supermaneiras no braço dele. Ricão trabalharia com a gente de secretário, colaborador, cobrador, sei lá, até ator, em certos números.                          Quem sabe se, um dia, além de Ricão, não seria ricaço também.
Planejar como gastar altas granas era mais gostoso do que decidir como usar os caraminguás do aumento da mamãe. E se alguém, naquele instante, me perguntasse na bucha: "Ser gêmeo idêntico é bom ou é ruim?", ouviria de resposta certa: "É ótimo! Ótimo para criar confusão no palco e botar o auditório rindo."
                As ideias foram tantas, que mal guardei metade delas. Uma das boas, que retive, era Rogério comandar, em vez de um boneco, um dinossauro chamado Grumbs. Imaginei o nome da dupla: Roger and Grumbs. Em inglês soava bem, o que era meio caminho andado. Aí, nosso programa de televisão se chamaria Planeta Grumbs e o título do primeiro filme nacional que a gente faria, poderia ser "Rogério e Grumbs na Bogúncia." Enfim, na possibilidade de ser em breve rico e famoso, todos os meus problemas pareceram resolvidos.
PATRIOTA. Margarida. Luz no fim do túnel. In: Uma voz do outro mundo.
De acordo com as informações presentes nesse texto, conclui-se que o narrador era
A.           atirado.
B.           destemido.
C.           irresponsável.
D.           sonhador.



3)    Leia o texto abaixo:

Luandy e a Mãe dos Pássaros

             Estamos em uma das ruas tranquilas de Mirábile, onde mora um menino que gosta de pássaros. Gosta tanto, que chega a sonhar com eles, imaginando-se em revoada no meio das aves.
             Uma noite, um pássaro opala veio pousar no sono do menino.
           - Então, Luandy é você, o menino que aprecia passarinhos?
             Chamam-me Luandy e todos sabem do gosto que tenho pelos pássaros. Mas por que a beleza visita os meus sonhos? [...]
           - Meu nome é manhã. Sou eu a mãe de todos os pássaros que você pode imaginar e vim lhe pedir um favor. [...]
             O pássaro opala falou a Luandy que, naquela época do ano, em dias de muito sol, apesar de Mirábile ser uma cidade florida, os passarinhos não conseguiam encontrar alimento com fartura. Assim, os colibris - que passavam o dia buscando o néctar das flores, dependendo dele para dar velocidade às suas asas - eram os que mais padeciam.
            - Acompanho todo o tempo o voo dos beija-flores - disse o menino à manhã.                                                                                                                          - Imagino que eles gastem muita energia para conseguirem voar como raios de luz.
              - Acho que você já compreendeu. Poderia fazer algo para ajudar os colibris?
EREIRA. Édimodo A. Contos de Mirábile. Funalfa Edições, 2006. p 33.

De acordo com esse texto, Mirábile é o nome de:
A.           Um menino
B.           Um pássaro
C.           Uma cidade
Uma flor




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO 
O que você sabe?

Para que um produto ou uma marca se tornem conhecidos e desejados, é preciso que eles sejam divulgados em diferentes meios de comunicação. Um gênero eficiente para isso é o ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. O anúncio reproduzido a seguir foi criado para uma empresa de materiais esportivos. Em sua opinião, o que está sendo divulgado com esse anúncio?

Anote aí!
Geralmente um anúncio de publicidade é composto por 4 elementos: imagem, texto verbal principal, assinatura ou logotipo e slogan. Contudo, há anúncios sem imagem, apenas com slogan. Outros apresentam só logotipo da marca. Essas variações relacionam-se com a estratégia de comunicação escolhida pelo anunciante.





 Para entender o anúncio: Observe a imagem e responda abaixo.
1-Qual o objetivo desse anúncio?
2- Que argumento é utilizado para convencer esse produto?
3-Como os produtos da marca são retratados no anúncio?
4- Como o leitor sabe que se trata de anúncio de uma empresa de artigos esportivos?
5- O anúncio publicitário recorre tanto à linguagem verbal quanto à não verbal. A qual delas é dado o maior destaque?
6-Analise a palavra “topo” escrita no meio do anúncio. Como ela está disposta?
7-Assinale a correta:
Quais recursos visuais foram utilizados para transmitir ao leitor a ideia de movimento?
a-    O rapaz jogando basquete foi reproduzida em diferentes posições, como  se o movimento que antecede  o arremesso tivessem sidos congelados.

b-    A sombra entorno de alguns membros dos atletas, da cabeça e da bola reforça uma sensação estática.
c-    O rapaz jogando basquete reproduz jogadas inteligentes do esporte.

SLOGAN _ são frases curtas e de fácil memorização, pois o objetivo é que a ideia por eles transmitidas permaneça na mente do público.
           LOGOTIPO_ é identidade visual de uma empresa, instituição ou campanha.


8-Identifique o logotipo e o slogan e reescreva.
9-Considerando as informações do anúncio, a que público o anúncio foi dirigido?
10-Ver um anúncio publicado é tão comum que raramente pensamos no processo que se desenrolou até que ele ficasse pronto. Numere de 1 a 6 as etapas abaixo em uma sequência lógica para o processo de produção de um anúncio publicitário, pois elas estão fora de ordem.
I. (  ) Os profissionais de criação produzem o anúncio de acordo com as solicitações feitas pelos responsáveis por pensarem nas estratégias para divulgação.
II.(  )O anúncio é publicado.
III.(  ) O anunciante encomenda a uma agência de publicidade o anúncio do produto que pretende divulgar.
IV.(  ) A pessoa responsável entra em contato com veículo para negociar as condições de publicação do anúncio.
V.(  ) Os profissionais de publicidades fazem reuniões para discutir melhor estratégia para divulgar o produto.
VI.(  ) O anunciante aprova ou não o anúncio.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

Gênero: Artigo de Opinião             Prof.ª IVANILDE
O artigo de opinião
Tem como principal função apresentar determinado tema e o ponto de vista definido pelo enunciador. A argumentação é o principal recurso de linguagem utilizado no artigo de opinião, uma vez que entre os interlocutores se estabelece o objetivo da persuasão. É comum que os artigos de opinião circulem no meio jornalístico-midiático, em revistas, jornais, blogs, ...
Como se constrói argumentação?
Argumentar é mais que dar opinião é justificá-la, defendê-la como argumentos.
Ø  Argumento de autoridade (citação de fontes e especialista no assunto)
Ø  Argumento de dados concretos (resultado de pesquisas, levantamento e tabulação de dados, gráficos, tabelas)
Ø  Argumento por Causa e Consequência: Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência).
Ø  Argumento baseado no consenso (proposições estabelecidas como verdadeiras).
Ø  Argumento de exemplificação: são apresentados fatos que exemplificam, ilustram a ideia defendida
Praticando
1-Preencha a tabela abaixo, colocando sua opinião sobre as questões polêmicas e escrevendo um argumento que sustente sua opinião.
Questão Polêmica Opinião Argumento que sustenta sua opinião
Ficar mais de três horas na internet é prejudicial para os jovens?

A propaganda em programa de TV para criança deveria ser proibida?

Toque de recolher para menores: Lei que impõe limite de horário para crianças e adolescentes permanecerem nas ruas a noite?

O uso contínuo do celular na sala de aula prejudica o aprendizado?


2-Que tipos de argumentos (autoridade, dados concretos, causas e consequências, exemplificação) se referem os trechos abaixo:
a-    Outro ponto a ser levado em consideração é a evasão escolar(...). Um estudo feito pela ONU, com mais de 10 mil brasileiros n a faixa etária de 15 a 17 anos, mostra que 56% dos jovens que abandonam a escola são garotas.
b-    Outro ponto a ser levado em consideração é a evasão escolar. Pense bem: se às vezes já é difícil levar os estudos direitinho sem ter que cuidar de um bebê, imagine uma garota que tem que amamentar, trocar fralda, preparar papinha...
c-    Não se pode privar um jovem de informação, seja de que tipo for. Ele só terá maturidade se for educado para ter uma visão crítica sobre tudo com o que entra em contato, como uma propaganda.
d-    Só as adolescentes vêm no contrafluxo. Para se ter uma ideia, na faixa dos 18 a 24 anos, a fecundidade caiu de 38% para 34,9% durantes os últimos 10 anos.
e-    Ninguém questiona que as propagandas abusivas devam ser controladas. A questão é que já há mecanismos suficientes para isso no Brasil. O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) tem uma resolução que trata do cuidado com público infantil e nosso de defesa do consumidor é um dos mais avançados do mundo.
f-     se os anúncios de redes de fast food fossem eliminados, o número de crianças gordinhas seria quase 20% menores.
Atividade 3 - Leia o texto abaixo: Mania Nacional da transgressão leve de Michael kepp.
A mania nacional da transgressão leve
Pequenos delitos são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado. Ou então acham esses "miniabusos" irresistíveis, apesar de causarem "minidanos" e/ ou levarem a delitos maiores. Esses maus exemplos são também contagiosos. E, em uma sociedade na qual proliferam, ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade.
Alguns pequenos delitos -fazer barulho em casa a ponto de incomodar os vizinhos ou usar as calçadas como depósito de lixo e de cocô de cachorro- diminuem a qualidade de vida em pequenas, mas significativas, doses. Eles ilustram a frase do escritor Millôr Fernandes: "Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros".
No ano passado, o grupo de adolescentes que furou a enorme fila para assistir ao show gratuito de Naná Vasconcelos, na qual eu e outros esperávamos por horas, impediu nossa liberdade. Os jovens receberam os ingressos gratuitos que, embora devessem ser nossos, se esgotaram antes de chegarmos à bilheteria.
              A frase de Millôr também cai como uma luva para o casal que recentemente pediu a um amigo -na minha frente, na fila das bebidas, no intervalo de uma peça- que comprasse comes e bebes para ambos. O fura-fila indireto me irritou não só porque demorou mais para me atenderem, mas também porque o segundo ato estava prestes a começar. Qual é a diferença deles para os motoristas que me ultrapassam pelo acostamento nas estradas e depois furam a fila, atrasando a minha viagem? E que dizer daqueles motoristas que costuram atrás das ambulâncias?
             Outros pequenos delitos causam danos porque representam uma pequena parte da reação em cadeia que corrói o tecido social. Os brasileiros que contribuem para a rede de consumo de drogas não são apenas os que as compram, mas até os que as consomem de vez em quando em festas. Uma simples tragada liga você, mesmo que de modo ínfimo, ao traficante e à bala perdida, mas atos aparentemente tão inócuos e difíceis de condenar nos forçam a pensar no que constitui um pequeno delito.
              Por exemplo, que dano social pode ser causado pelo roubo de "lembrancinhas" -de toalhas e cinzeiros de hotel a cobertores de companhias aéreas? Bem, os hotéis e companhias aéreas compensam o custo de substituir esses objetos aumentando levemente o preço. Os varejistas fazem o mesmo para compensar as perdas com pequenos furtos.
             Outros pequenos delitos são mais fáceis de classificar, mas igualmente tentadores de cometer. Veja o caso da pessoa que não diz ao caixa que recebeu por engano uma nota de R$ 50 em vez da correta nota de R$ 10. Ou do garoto que obedece ao trocador, passa por baixo da roleta e lhe passa uma nota de R$ 1 em vez de pagar à empresa de ônibus R$ 1,60. Esse suborno não é igual a pagar à polícia uma propina para se safar? Essas caixinhas não seriam também crias do famoso caixa dois, que já virou uma instituição?
             Um dos meus vizinhos disse que alguns desses pequenos delitos, como vários tipos de caixa dois, são fruto da necessidade. Ele escreve, embora não assine, monografias para que universitários preguiçosos/ocupados terminem seus cursos. É assim que põe comida na mesa. Apesar de defender sua atividade antiética dizendo que "a fome também é antiética", ele bem que poderia perder 20 quilos.
              Outro vizinho vendeu sua cobertura no Rio com uma vista espetacular da floresta da Tijuca porque descobriu que, no prazo de um ano, um arranha-céu seria construído, acabando com a vista e desvalorizando o imóvel em R$ 50 mil. Ele disse isso aos compradores? Não. E eu também não considero esse delito tão pequeno diante do valor do prejuízo.
                Apesar de os delitos pequenos estarem institucionalizados demais para notar ou serem tentadores demais para resistir, dizer "não" a eles beneficia a sociedade como um todo. E um "não" vigoroso o bastante pode alertar os distraídos e os fracos de espírito para que, em uma sociedade que se guia pela "lei de Gerson", nossa bússola moral possa nos apontar o caminho.
Ø  Após a leitura responda. Não é necessário copiar perguntas.
          
O texto que você leu é um artigo de opinião. Nele, o jornali8sta posiciona-se quanto a pratica de pequenos delitos.
     1)    Quem assina o artigo?
     2)    Escreva a opinião do autor (fica no 1º parágrafo denominado introdutório)
     3)    O texto está escrito em 1° ou 3° pessoa? Dê um exemplo.
     4)    No texto os delitos estão divididos em quatro grupos. Procure um exemplo de cada delito.
a)    Grupo A – delitos que prejudicam a qualidade de vida.
_______________________________________________
b)    Grupo B – que perturbam as relações sociais, e causam danos à sociedade toda.
_______________________________________________
c)    Grupo C – que são tentadores.
_______________________________________________
d)    Grupo D – que são justificados como fruto de necessidade.
_______________________________________________
     5)    Explique a frase: “Esses maus exemplos são também contagiosos”.

     6)    Pequenos delitos “são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil estão tão institucionalizados que os transgressores nem tem ideia de que estão fazendo algo errado”.
A palavra que substitui o termo grifado é:
     a)    São aceitos.
     b)    São de instituições.
     c)    São comuns.
     d)    São crimes.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ATIVIDADES

Argumentação nos diferentes textos

SONDAGEM_ Leia e reflita sobre as questões abaixo. Registre suas conclusões.


1-O que você entende por argumentação?
2-Podemos argumentar em que tipos de textos?
3- O vocábulo “Critérios” significa o quê?
4-Em que situações do dia a dia precisamos ter critérios?


EXPLORANDO CONCEITOS

Argumentação é um conjunto de afirmações que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.


crônica argumentativa é um tipo de texto em que a argumentação é a sua principal marca.
Ela é muito utilizada pelos meios de comunicação, sobretudo os jornais e as revistas.
A crônica argumentativa funde aspectos da crônica e dos textos argumentativos e se aproxima do Artigo de Opinião. Ela pode ser do gênero narrativo, dissertativo, humorístico e reflexiva.

As principais características de uma crônica argumentativa são:
·         Argumentação e persuasão;
·         Linguagem coloquial, simples e direta;
·         Textos curtos;
·         Temas cotidianos e polêmicos;
·         Crítica, humor e ironia;
·         Induz a reflexão;
·         Subjetividade e criatividade;
·         Fusão do estilo jornalístico e literário;
·         Poucos personagens,
·         Tempo e o espaço limitados;

PRÁTICA DE LEITURA

Crônica :         "Critério"  -  ( Luís Fernando Veríssimo)

Os náufragos de um transatlântico, dentro de um barco salva-vidas perdidos em alto-mar, tinham comido as últimas bolachas e contemplavam a antropofagia como único meio de sobrevivência. 
-- Mulheres primeiro -- propôs um cavalheiro.
A proposta foi rebatida com veemência pelas mulheres. Mas estava posta a questão: Que critério usar para decidir quem seria sacrificado primeiro para que os outros não morressem de fome?
-- Primeiro os mais velhos -- sugeriu um jovem.
Os mais velhos imediatamente se uniram num protesto. Falta de respeito! 
-- É mesmo -- disse um --, somos difíceis de mastigar. 
-- Por que não os mais jovens, sempre tão dispostos aos gestos nobres? 
-- Somos, teoricamente, os que têm mais tempo para viver -- disse um jovem. 
-- E vocês precisarão de nossa força nos remos e dos nossos olhos para avistar a terra -- disse outro.
Então os mais gordos e apetitosos.
-- Injustiça! -- gritou um gordo. -- Temos mais calorias acumuladas, e, portanto, mais probabilidade de sobreviver de forma natural do que os outros.
-- Os mais magros?
-- Nem pensem nisso -- disse um magro, em nome dos demais. -- Somos pouco nutritivos. 
-- Os mais contemplativos e líricos?
-- E quem entreterá vocês com histórias e versos enquanto o salvamento não chega? -- perguntou um poeta. 
-- Os mais metafísicos?
-- Não esqueçam que só nós temos um canal aberto para lá -- disse um metafísico, apontando para o alto -- e que pode se tornar vital, se nada mais der certo.

Era um dilema.
É preciso dizer que esta discussão se dava num canto do barco salva-vidas, ocupado pelo pequeno grupo de passageiros de primeira classe do transatlântico, sob os olhares dos passageiros de segunda e terceira classe, que ocupavam todo o resto da embarcação e não diziam nada. Até que um perdeu a paciência, e, já que a fome era grande, inquiriu:
-- Cumé? 
Recebeu olhares de censura da primeira classe. Mas como estavam todos, literalmente, no mesmo barco, também recebeu uma explicação. 
-- Estamos indecisos sobre que critério utilizar. 
-- Pois eu tenho um critério -- disse o passageiro de segunda. 
-- Qual é?
-- Primeiro os indecisos.
Esta proposta causou um rebuliço na primeira classe acuada. Um dos seus teóricos levantou-se e pediu:
-- Não vamos ideologizar a questão, pessoal! 
Em seguida, levantou-se um ajudante de maquinista e pediu calma. Queria falar.
-- Náufragas e náufragos -- começou. -- Neste barco só existe uma divisão real, e é a única que conta quando a situação chega a este ponto. Não é entre velhos e jovens, gordos e magros, poetas e atletas, crentes e ateus... É entre maioria e minoria. 
E, apontando para a primeira classe, gritou:
-- Vamos comer a minoria.           
Novo rebuliço. Protestos. revanchismo não! Mas a maioria avançou sobre a minoria. A primeira não era primeiro em tudo? Pois seria a primeira no sacrifício. 
Não podiam comer toda a primeira classe, indiscutivelmente, no entanto. Ainda precisava haver critérios. Foi quando se lembraram de chamar o Natalino. O chefe da cozinha do transatlântico. 
E o Natalino pôs-se a examinar as provisões, apertando uma perna aqui, uma costela ali, com a empáfia de quem sabia que era o único indispensável a bordo. 
O fim desta história admonitória é que, com toda a agitação, o barco salva-vidas virou e todos, sem distinção de classes, foram devorados pelos tubarões, que, como se sabe, não têm nenhum critério.

CONHECENDO O AUTOR
Luis Fernando Verissimo (1936) é um escritor brasileiro. Famoso por suas crônicas e contos de humor, é também jornalista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico. É filho do escritor Érico Verissimo.

EXPLORANDO O TEXTO

1-Explique o título dado ao texto?
2-Antropofagia é um ato ritual de comer uma ou várias partes do ser humano, também conhecido como canibalismo. O que você pensa a esse respeito disso?
3- No texto há uma frase em destaque. Posicione-se sobre ela.
4-Transcreva da crônica um argumento você mais gostou? Por quê?




5-Assinale: O final da crônica causa um efeito de:
a-    Superação
b-    Satisfação
c-    Reflexão
d-    Harmonia
e-    Confusão
6-Público-alvo é um grupo de pessoas que compõem o perfil de leitor. Nessa crônica quem é o público alvo?

7-Algumas palavras do texto podem ter significados desconhecidos por você e levá-lo a não entender o assunto. Para compreender melhor, pesquise o significado de:
a-admonitória __________________________________________________
b-provisões____________________________________________________
c-metafísicos___________________________________________________
d-empáfia______________________________________________________

8- Na crônica “Que critérios usar para decidir quem seria sacrificado primeiro para que os outros morressem de fome?”. A expressão em destaque
a) acrescenta uma ideia para decidir um critério.
b) comparar os critérios para matar a fome.
c) mostra finalidade de ter um critério para decidir quem seria sacrificado.
d) conclui a ideia central apresentada no texto.
e) contesta a ideia entre os gordos e magros.


OPERADORES ARGUMENTATIVOS:
Ajudam a articular as ideias em um texto argumentativo.






9- Na frase”_ Temos mais calorias acumuladas e, portanto, mais probabilidade de sobreviver de forma natural do que os outros.”
A palavra em destaque é um operador argumentativo que:
a-Explica um argumento.
b-Introduz uma conclusão.
c-Mostra uma oposição, contrariedade.
d-Marca uma gradação.

10-Sabendo que antítese é uma figura de linguagem pela qual se opõem numa mesma frase duas palavras ou dois pensamentos de sentidos contrários, retire do texto uma frase que exemplifica tal definição.

PRODUÇÃO DE TEXTO
11-A pandemia que o Mundo vive hoje, nos faz refletir sobre critérios utilizados para minimizar consequências do Covid-19 como o isolamento.
Faça um texto expondo sua opinião a respeito disso, argumentando.
O texto deve conter no mínimo 15 linhas.
Dê um título ao texto.









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