terça-feira, 15 de dezembro de 2020

BIOLOGIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem.

Esta é a última semana do ano letivo, e apesar dos nossos esforços,  alguns alunos ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL – SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta, ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil.  Estou à disposição para tirar dúvidas (me chame no whats: 14 9191 9861). Os alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:

 

2º E

2º F

2º G

Antônio Marcos

Camile Vitória

Antonio Pedro

Ester Raquel

Esther Coelho

Bruno Mariano

Gabriel Maciel

Gabriel Campiotto

Camila Fernanda

Guilherme Gustavo

Gabriela de Sousa

Cezar Bueno

Guilherme Joaquim

Gerson Murilo

Gabriel Bueno

Ingryd Queros

Gustavo Andrade

 

Jenifer Maísa

Leonardo Victor

Igor Mariano

 

Lucas Santos

Moisés Sparrapan

José Claudio

Maycon Dourado

Sabrina Valgas

Julia de Oliveira

Murilo Carvalho

Victor Hugo

Kaiky Araújo

Sérgio Henrique

Leandro de Camargo

Vitor Lucas

Maria Eduarda Merlino

Yuri Felipe

Rafaela dos Santos

Camilly Fernanda

Geovana Perassoli

 

Yasmim Rodrigues

Marcelo Lopes

 

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE BIOLOGIA

2º ANO –PROF. JEAN

 

1.            Considere as três afirmações:

I.             Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares.

II.            Procariontes possuem todas as organelas citoplasmáticas de um eucarionte, porém não apresentam núcleo.

III.           Meiose é um processo de divisão celular que só ocorre em células diplóides.

Está correto o que se afirma em:

A)    I e II, apenas.

B)    II e III, apenas.

C)    III, apenas.

D)    I e III, apenas.

E)    I, II e III.

 

2.            Entre as funções da divisão celular, qual das alternativas está incorreta?

A)    Reposição tecidual.

B)    Liberação do hormônio do crescimento.

C)    Crescimento.

D)    Reprodução.

 

3.            Observe a representação do perfil cromossômico de uma mulher:


A constituição cromossômica de um indivíduo é chamada de:




A)    Genoma.

B)    Genética.

C)    Genótipo.

D)    Cariótipo.

E)    Cromossomia.

 

4.            Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:

I.        genótipo;

II.        fenótipo;

III.        gene;

IV.        heredograma.

A.    É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.

B.    Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.

C.    É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.

D.    São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.

Assinale a alternativa correta:

A)    I-A ; II-B ; III-D ; IV-C

B)    I-A ; II-C ; III-B ; IV-D

C)    I-C ; II-D ; III-B ; IV-A

D)    I-B ; II-A ; III-D ; IV-C

E)    I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

 

5.            Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a autorreplicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.

M. O. Murphy e l. O’neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois — especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações).

São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a autorreplicação, metabolismo e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:

A)    fotossíntese, respiração e alterações na sequência de bases nitrogenadas do código genético.

B)     duplicação do RNA, digestão de constituintes dos alimentos pareamento de bases nitrogenadas e alteração na sequência de bases nitrogenadas do código genético..

C)    excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos.

D)    respiração celular, duplicação do DNA e alterações

E)    fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados.

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

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GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

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·         Será necessário digitar o código da turma:

2ª SÉRIE E: kdbxt6g

 

2ª SÉRIE F: msoxipm

 

2ª SÉRIE G: 7dz6xpm

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam bem. Estamos na reta final deste difícil ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo.

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA

2º ANO – 4º BIMESTRE – PROF. JEAN

 

 

ATENÇÃO: exercícios modificados, pesquisar e ler com calma o enunciado e as alternativas indicadas.

 

 

1.    Todas as alternativas apresentam aplicações da tecnologia do DNA recombinante nas duas últimas décadas, EXCETO:

A)    Investigação de paternidade e criminalística.

B)    Controle de doenças infecciosas como AIDS e dengue.

C)    Produção, em bactérias, de proteínas humanas de interesse médico.

D)    Terapia gênica de algumas doenças hereditárias.

 

2.    Observe a tira abaixo.




O autor está fazendo referência à:

A)    polialelia.

B)    heterose.

C)    hibridação.

D)    engenharia genética.

E)    seleção natural.

 

3.    A égua, o jumento e a zebra pertencem a espécies biológicas distintas que podem cruzar entre si e gerar híbridos estéreis. Destes, o mais conhecido é a mula, que resulta do cruzamento entre o jumento e a égua. Suponha que o seguinte experimento de clonagem foi realizado com sucesso: o núcleo de uma célula somática de uma mula foi transplantado para um óvulo anucleado da égua e o embrião foi implantado no útero de uma zebra, onde ocorreu a gestação. O animal (clone) produzido em tal experimento terá, essencialmente, características genéticas:

A)    de jumento.

B)    de égua.

C)    de zebra.

D)    de mula.

E)    das três espécies.

 

4.    Vegetais e animais transgênicos:

A)    são seres modificados por biotecnologia aplicável, que consiste na inserção de genes provenientes de outros organismos ao genoma que se deseja modificar.

B)    são mutantes que têm o seu genoma alterado por processos como radiação, para desenvolvimento de características específicas.

C)    passaram por processo de clonagem, onde sofrem transplante de órgãos em experiências científicas, para desenvolvimento de fenótipos específicos.

D)    têm o seu fenótipo alterado mediante ação de mecanismos físicos ou biológicos, mas não passam as alterações sofridas às gerações seguintes.

E)    tiveram o seu DNA alterado por variações climáticas, que provocaram a deleção de genes, o que ocasionou modificações nos fenótipos.

 

5.    Em 1994, nos Estados Unidos, iniciou-se a comercialização do tomate longa vida, o primeiro produto agrícola transgênico. Atualmente, são consumidos, na alimentação humana e de animais, cerca de 600 produtos geneticamente modificados. O processo de produção de produtos transgênicos é possível porque:

A)   ocorre transferência de partes do DNA de uma espécie para outra.

B)   ocorre recombinação gênica nas espécies.

C)   ocorre transferência de todos os cromossomos de uma espécie para outra.

D)   existem enzimas de restrição que permitem a incorporação dos genes de outras espécies.

E)   hormônios induzem a troca de genes entre as bactérias e as espécies infectadas.

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 60 (reproduzida abaixo)

BIOTECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

Olá alunos. Nesta semana o objetivo é ter uma ideia de como os cientistas conseguem manipular o DNA. Os detalhes da técnica descrita são complexos e desnecessários para alunos do ensino médio. Os exercícios 1 e 2 podem ser deduzidos a partir da leitura atenta da imagem. Para o terceiro, uma pesquisa simples ou dar uma olhada nas aulas anteriores serão o bastante para responde-lo adequadamente. Desejo uma boa semana a todos.

 

 

Observe o esquema a seguir e responda às questões propostas:

 

Esquema simplificado de uma molécula de DNA Recombinante





Fonte sugerida:

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/enzimasderestricao.php

 

1.   Qual a ação da endonuclease Psti?

 

2.   O que significa DNA exógeno? Qual a função dele?

 

3.   Considerando os estudos feitos até momento, comente sobre a importância da técnica do DNA recombinante na vida das pessoas.

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

27/11/2020

 

DNA – TECNOLGIAS DE MANIPULAÇÃO

 

Olá alunos. Espero que estejam bem. A atividade desta semana não apresenta grandes dificuldades. Trata-se de 3 exercícios de leitura e análise de texto sobre algumas aplicações que a manipulação do material genético em nosso cotidiano.

 

Injetaram proteína transgênica no meu filho!

 

Fernando Reinach* 

     Ocorreu em um dos melhores hospitais de São Paulo. Fazia menos de 24 horas que ele havia nascido quando me apresentaram um papel para assinar autorizando o procedimento. Consultei o médico que me assegurou que era o recomendado. Fazer o quê? Autorizei. A injeção foi indolor e logo depois me entregaram a carteira de vacinação. Fiquei feliz, meu filho havia sido vacinado contra o vírus da hepatite B. Se você acha que isso é uma grande novidade, ainda em fase experimental, está enganado. Neste ano, o Ministério da Saúde adquiriu milhões de doses dessa vacina e agora ela faz parte do programa de imunização do governo brasileiro. Nos próximos anos, praticamente todas as crianças recém-nascidas serão imunizadas com esta vacina "recombinante", um nome mais "delicado" e que sofre menos discriminação que "transgênica", apesar de significar exatamente a mesma coisa. O termo significa que o produto injetado foi produzido por um organismo geneticamente modificado (OGM), assim como o óleo de soja que consumimos, o algodão de muitas das roupas que vestimos ou a insulina que a maioria dos diabéticos recebe todos os dias. Ao contrário da hepatite A, que geralmente não deixa sequelas, uma infecção pelo vírus da hepatite B é muito mais séria. Ela pode deixar sequelas crônicas no fígado e uma parte dos pacientes pode desenvolver câncer. Como é difícil produzir grandes quantidades desse vírus, o desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura só foi possível devido aos avanços da biotecnologia.

   A partir do sequenciamento do genoma do vírus, foi identificado o gene que codifica a proteína capaz de tornar as pessoas imunes ao próprio vírus. Esse gene foi retirado do vírus e transferido para um fungo (semelhante àquele que utilizamos para fazer cerveja). O fungo modificado, por ter em seu genoma um gene originário do vírus, é denominado transgênico. Ele se torna capaz de produzir grandes quantidades da proteína viral. O fungo é cultivado, a proteína purificada e utilizada na produção da vacina. Se neste ano estamos comemorando nossa auto-suficiência em petróleo, nos últimos anos deveríamos ter comemorado nossa auto-suficiência na produção dessa vacina.

     A vacina recombinante contra o vírus da hepatite B foi desenvolvida no Instituto Butantã com a ajuda de um cientista que emigrou da ex-União Soviética, na década de 90. A adoção em larga escala dessa vacina nos programa de vacinação do governo vai permitir diminuir a incidência da doença e, de quebra, diminuir o número de casos de câncer de fígado. Espero que ela também ajude a diminuir a desinformação que ronda os transgênicos e os OGMs, afinal é um produto comercial, desenvolvido, aprovado e distribuído pelo governo brasileiro.

     Quando recebi meu filho na saída da maternidade tive a curiosidade de verificar se tinham pendurado nele um "rótulo" com a advertência "pode conter transgênicos", como exigido pelo governo brasileiro para qualquer produto contendo derivados da soja transgênica. Não encontrei. Tampouco vejo a frase "contém transgênico" tatuada nos diabéticos que devem sua sobrevivência exatamente ao fato de receber, todos os dias, uma dose de insulina transgênica.

Fernando Reinach é biólogo, Professor Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, é Professor Visitante do Department of Cell Biology and Anatomy da Cornell University Medical College e Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios

 

Após ler o texto, responda:

1.    A vacina que previne contra o vírus causador da hepatite B é uma “proteína transgênica”. O que significa dizer que uma substância é transgênica?

 

2.    Uma substância transgênica é necessariamente perigosa?

 

3.   Qual parece ser a posição do autor em relação ao uso dos transgênicos?

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

DNA – TECNOLGIAS DE MANIPULAÇÃO

 

Prezados alunos, o objetivo na atividade desta semana é compreender um pouco melhor os efeitos concretos na vida das populações que as técnicas de manipulação do DNA permitiram. No primeiro exercício, é proposta uma pesquisa sobre o tema na área da medicina e no segundo, em um campo onde a manipulação do DNA é feita há muito tempo: a agricultura. É importante registrar os resultados das pesquisas sobre os temas em estudo, de modo que utilizem argumentos consistentes para elaborar opiniões sobre os prós e contras dos alimentos transgênicos e, assim, tenham condições de decidir, com criticidade, se querem ou não os consumir, por exemplo. Os links fornecidos podem ser usados para responder os exercícios, mas sintam-se à vontade para usar outras fontes.

 

1.   Considere a seguinte afirmação: A ciência possibilitou o sequenciamento dos genes, o diagnóstico de doenças com conhecimento genético, o que melhorou a qualidade de vida e a longevidade da população.

 

Fontes indicadas para consulta:

http://www.movimentocienciacidada.org/documento/detail/15

https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-

alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos?gclid=Cj0KCQjw_OzrBRDmARIsAAIdQ_IcL_kmEJ3LsbdnC

W78vnNzwpewzeyWSYWUjNbnofj0GW9xlmn24skaArAwEALw_wcB

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732001000400007

 

A)   Descreva uma técnica e/ou pesquisa que possibilitou o diagnóstico e o tratamento de doenças por meio do sequenciamento genético.

 

B)   A longevidade da população também pode ser atribuída a melhores condições de alimentação, devido às técnicas de produção de transgênicos. Mito ou verdade? Argumente.

Para responder adequadamente, complete a tabela abaixo com os prós e contras da produção de alimentos transgênicos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Prós

Contras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

 

BIOLOGIA MOLECULAR - Histórico

DNA – TECNOLGIAS DE MANIPULAÇÃO

 

Prezados alunos. Nesta semana, o objetivo e compreender como o conhecimento científico que temos hoje sobre o DNA foi construído de forma bastante engenhosa ao longo de várias décadas com a contribuição de diversos cientistas. Também é importante para entender um pouco melhor a história e importância da Ciência e como ela é feita. Para preencher a tabela, basta fazer uma pesquisa rápida, escolhendo as palavras-chaves importantes da segunda coluna. Para facilitar, fiz os 2 primeiros. Boa semana a todos.

 

Algumas das grandes discussões atuais veiculadas nos meios de comunicação (televisão, jornal, rádio e internet) como, por exemplo, clonagem humana, plantas transgênicas, testes de paternidade, genoma humano, vacinas gênicas e descoberta de novos medicamentos, dizem respeito a assuntos relacionados à Biologia Molecular. Essa não é uma ciência tão nova quanto parece e para que fosse instituída foi indispensável o trabalho de diversos cientistas ao longo do tempo. A tabela a seguir está dividida em duas colunas. Na primeira encontra-se o nome de diversos pesquisadores e na segunda os eventos e datas. Relacione estas duas colunas.




 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 47 e 48 (reproduzidas abaixo)

DNA – TECNOLGIAS DE MANIPULAÇÃO

 

Prezados alunos, a atividade desta semana é essencialmente de leitura e análise de texto. Apesar de haver vários deles na forma de um jornal, há somente 2 exercícios. Procurem qualificar suas respostas com argumentos científicos, muitos deles presentes no próprio jornal. Boa semana a todos.

 



 

1.   A Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas, em 1992, definiu que “biotecnologia é [...] qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

Você entende que essa definição está associada com as notícias do jornal? Se sim, qual o assunto tratado em todas as notícias? Justifique sua resposta apontando evidências presentes nos textos das notícias. Transcreva os trechos relacionados.

 

2.   Uma das notícias do BioNews informa que mosquitos transgênicos poderão contribuir com a eliminação da malária. Como isso será possível? Explique usando conhecimentos científicos.

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 53 (reproduzida e adaptada abaixo)

DO DNA À PROTEÍNA – TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

 

Olá alunos. Nesta semana é proposta uma atividade semelhante à outra que já fizemos. O exercício parece complicado, mas é bastante simples: há 2 trechos de DNA (exemplos 1 e 2), após fazer a transcrição e a tradução – para isso você deve seguir os passos 1 e 2 abaixo da tabela – basta verificar em qual das sequências há os aminoácidos descritos no enunciado – em negrito - e identificar se aquele trecho de DNA corresponde à ervilhas lisas ou rugosas. Boa semana a todos.

 

A atividade a seguir visa articular as Leis de Mendel com o tema Síntese proteica. Para tanto, vamos aprofundar o conhecimento quanto às características manifestadas pelo DNA nos diversos seres vivos:

 

1.    Diante de uma situação hipotética, um grupo de cientistas verificou que ervilhas, que continham no seu DNA trechos de sequências que geram proteínas com 2 aminoácidos Cisteína (Cys ou Cis), produzem sementes rugosas. Já sequências que geram proteínas com 3 aminoácidos Serina (Ser), produzem sementes lisas. Com base nas informações hipotéticas, analise o trecho de fita molde de DNA dos dois exemplares abaixo, apontando qual produzirá semente lisa e qual produzirá semente rugosa. Responda em seu caderno pessoal, justificando como chegou à sua resposta.

 





Orientações e exemplos:

·         Os seres vivos são feitos essencialmente de inúmeros tipos de proteínas, e estas, de aminoácidos.

·         As “letras” do DNA determinam – no final – qual será a proteína formada.

·         Há somente 20 tipos de aminoácidos, cujo RNA mensageiro será traduzido de 3 em 3 letras (cada conjunto de 3 letras é chamadas de códon: são as que estão na tabela).

·         Cada códon é responsável um aminoácido que irá compor a proteína. São os nomes na tabela: serina, valina, lisina, etc.

Exemplo de transcrição e tradução:

O trecho de DNA abaixo irá produzir qual sequência de aminoácidos?

T A C G C C C A T T A A

1º passo: fazer a transcrição, ou seja, transformar esse trecho de DNA em RNA mensageiro substituindo as letras: A por U, T por A, C por G e G por C. Ficaria assim:

A U G - C G G - G U A - A U U  (note que eu adicionei um traço a cada 3 letras: irá facilitar depois)

2º passo: fazer a tradução, ou seja, identificar qual vai ser o RNA transportador que se “encaixa” com o RNA mensageiro acima e trará o aminoácido correspondente. Para isso, só encontrar a trinca na tabela e escrever o nome do aminoácido. Ficaria assim:

A U G: metionina

G C C: alanina

C A U: histidina

U A A: “stop códon” (códon de parada: 4 trincas determinam o fim da produção da proteína)

 

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2ª SÉRIE E: kdbxt6g

 


 

2ª SÉRIE F: msoxipm

 

2ª SÉRIE G: 7dz6xpm

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 52 (reproduzida e adaptada abaixo)

DO DNA À PROTEÍNA – TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

Efeitos das mutações no DNA

 

Prezados alunos, nesta semana iremos abordar as mutações: o objetivo é reconhecer o que são e algumas consequências associadas à elas. Para isso é proposta uma pesquisa, que pode ser feita em grupos de até 4 alunos. Organizei uma tabela para sistematizar e facilitar a pesquisa. Também completei alguns campos para servir de exemplo. Boa semana a todos.

 

O termo “mutação” é bastante popular e, muitas vezes, é associado ao surgimento de organismos com características aberrantes. Em Biologia, no entanto, mutações gênicas são alterações permanentes na sequência de nucleotídeos do DNA. Essas alterações podem ter diferentes resultados, de acordo com o efeito que produzem na proteína final.

Seguindo as orientações do professor, dividam-se em grupos e pesquisem sobre algumas consequências provocadas por mutações gênicas, tais como:

 

 

DOENÇAS PROVOCADAS POR MUTAÇÕES GÊNICAS

Doença

Característica (origem)

Consequência (sintomas)

Anemia falciforme

 

 

Fibrose cística

 

 

Doença de Huntington

O indivíduo possuidor apresenta em
seu DNA repetições anormais da
sequência CAG, responsáveis pela
codificação da glutamina.

 

Hemofilia

 

 

Doença de Gaucher

deficiência na enzima
glicocerebrosidase, que digere certo tipo de gordura,
 o glicocerebrosídeo

aumento do fígado e do baço,
ossos mais frágeis

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 52 (reproduzida abaixo)

DO DNA À PROTEÍNA – TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

Duplicação, Transcrição e Tradução – consolidando ideias

 

Olá alunos, esta é a última aula sobre esse processo de análise mais detalhada de como o DNA funciona e permite a existência da vida no planeta. A atividade em si trata-se de 2 exercícios sobre a tradução do DNA, ou seja, como aquela informação codificada nas letras que vimos (A, T, C, G e U) se transformam nas proteínas responsáveis pelas nossas características e de qualquer ser vivo. A tabela fornecida no Caderno do Aluno não é adequada, por isso disponibilizei uma que permite uma fácil interpretação. Detalhei um exemplo de como fazer os exercícios e coloquei um vídeo para facilitar a resolução. Recomendo fazer com calma, lendo o enunciado com atenção e seguindo o passo-a-passo. Entre em contato se não conseguir fazer após seguir as recomendações dadas. Boa semana.

 

Decodificando a vida O código genético foi decifrado no final da década de 60 e, para auxiliar na sua decodificação, foi criada uma tabela, copiada ao lado. Seu uso é muito simples: basta seguir as sequências de códons do RNAm.

Fica a dica!

– A decodificação deverá sempre começar pela sequência AUG;

– Selecione grupos de três bases (códon);

– As codificações UAA, UAG e UGA, finalizam o processo de tradução.




 

Orientações e exemplos:

·         Os seres vivos são feitos essencialmente de inúmeros tipos de proteínas, e estas, de aminoácidos.

·         As “letras” do DNA determinam – no final – qual será a proteína formada.

·         Há somente 20 tipos de aminoácidos, cujo RNA mensageiro será traduzido de 3 em 3 letras (cada conjunto de 3 letras é chamadas de códon: são as que estão na tabela).

·         Cada códon é responsável um aminoácido que irá compor a proteína. São os nomes na tabela: serina, valina, lisina, etc.

Exemplo de transcrição e tradução:

O trecho de DNA abaixo irá produzir qual sequência de aminoácidos?

T A C G C C C A T T A A

1º passo: fazer a transcrição, ou seja, transformar esse trecho de DNA em RNA mensageiro substituindo as letras: A por U, T por A, C por G e G por C. Ficaria assim:

A U G - C G G - G U A - A U U  (note que eu adicionei um traço a cada 3 letras: irá facilitar depois)

2º passo: fazer a tradução, ou seja, identificar qual vai ser o RNA transportador que se “encaixa” com o RNA mensageiro acima e trará o aminoácido correspondente. Para isso, só encontrar a trinca na tabela e escrever o nome do aminoácido. Ficaria assim:

A U G: metionina

G C C: alanina

C A U: histidina

U A A: “stop códon” (códon de parada: 4 trincas determinam o fim da produção da proteína)

OBSERVAÇÃO: Essas letras representam substâncias químicas, com fórmula, estrutura e propriedades conhecidas. São elas: G de guanina, C de citosina, A de adenina, T de timina e U de uracila. Sua sequência permite um arranjo estrutural único, responsável por determinar ou não a ocorrência desse processo.

*o papel do RNA transportador e ribossômico não são abordados nesta atividade.

 

 

Com o auxílio da tabela, responda:

1.   O RNAm foi codificado com a seguinte sequência: U U A - U G A - A U C - G C U - A A C - G U. Quais aminoácidos serão sintetizados para formarem a proteína?

***seguir o 2º passo do exemplo***

 

2.   A imagem a seguir corresponde a uma representação didática do momento da transcrição. A molécula de ácido nucleico, em vermelho, é a responsável pela transmissão da informação para a síntese proteica. Considerando as informações e a imagem abaixo, responda à questão proposta:

Quais serão os aminoácidos sintetizados a partir do trecho de DNA mostrado na imagem?

 

***siga o exemplo descrito nas orientações***

 

Vídeo sugerido:

https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw (duração: 9:58)

 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)

DO DNA À PROTEÍNA – TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

 

Prezados alunos, na atividade desta semana o objetivo é transformar uma informação textual em uma informação visual. A partir do texto, produzir pequenas figuras que representem o passo-a-passo do processo de síntese proteica, ou seja, como as informações que estão codificadas no DNA se manifestam nas características que observamos. A atividade pode parecer difícil, mas é só ir fazendo aos poucos: para cada trecho do texto faça uma figura explicativa. Não é necessário saber a forma de cada estrutura ou local descrito no texto: faça uma imagem qualquer – uma bola, um risco, um quadrado, etc. – e uma legenda descrevendo o que é e o que está acontecendo. A estética não é importante aqui, mas sim a cadência de eventos que descrevem o processo todo. Para auxiliar e dar uma ideia mais clara do processo, disponibilizei um vídeo e um texto que descrevem o a transcrição e tradução do DNA.

 

Leia o texto a seguir:












Elabore um infográfico com base nas informações contidas no texto, destacando as etapas da transcrição e da tradução dos ácidos nucleicos.

 

Infográfico – É uma linguagem para além da verbal. Consiste em um esquema onde utilizamos palavras-chave, pequenos textos e imagens de um determinado assunto, tornando mais fácil a compreensão do(a) leitor(a).

 

Fontes para consulta:

https://www.youtube.com/watch?v=H_82vthxqLk (duração: 2:41)

https://www.biologianet.com/biologia-celular/sintese-proteica.htm#:~:text=S%C3%ADntese%20proteica%20%C3%A9%20o%20processo,de%20c%C3%A9lulas%20procari%C3%B3ticas%20quanto%20eucari%C3%B3ticas.

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
DNA  E RNA - SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Replicação celular

Olá alunos. Na atividade desta semana são propostos 3 exercícios de leitura e análise de imagem e texto. No primeiro, o objetivo é identificar pontos em comum entre replicação celular e fissão binária. Disponibilizei um link com informações sobre esses dois processos inter-relacionados. O segundo exercício é bem simples e dá a dica para o primeiro exercício. No link a informação necessária pode ser facilmente encontrada. No terceiro exercício, a resposta é bastante simples, uma olhada atenta na figura já dá a resposta. Observação, as linhas brancas e pretas na figura representam o DNA da célula.

Quando abordamos o tema “divisão celular”, deparamo-nos com dois tipos básicos e distintos: divisão celular eucariótica e divisão celular procariótica. As células eucarióticas dividem-se por mitose ou meiose, conforme estudado. Já em células procarióticas, não encontramos esses processos e a reprodução acontece por gemiparidade ou fissão binária. A seguir, apresentamos um esquema sobre o processo de replicação celular por meio da fissão binária.


Observe atentamente o esquema sobre fissão binária e, se necessário, pesquise em seu livro de biologia para responder às questões:

Fontes indicadas:

1.   O que é replicação? Qual é a relação entre replicação celular e fissão binária? Explique.

2.   Quais seres vivos se reproduzem por meio da fissão binária? Dê exemplos.

3.   Por que ocorre a duplicação do DNA, antes da divisão celular? Explique.



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DNA  E RNA - SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Prezados alunos, a atividade desta semana consiste em 3 exercícios cujo objetivo é reconhecer a transcrição do DNA (mais ou menos como traduzir uma receita que está em outra língua), etapa intermediária entre a informação genética e as características associadas à essas informações. Dentro de uma célula são necessários complexos arranjos estruturais e químicas para o processo acontecer, mas o resultado (uma molécula de RNA) não é difícil de compreender. São 3 exercícios e, seguindo o exemplo dado, não terão dificuldades em respondê-los.

Leia com atenção o texto apresentado a seguir e, considerando as informações obtidas, faça as atividades indicadas na sequência:

DNA ou RNA?
       É comum acontecerem alguns equívocos quando procuramos diferenciar uma molécula de DNA de uma molécula de RNA. Não é raro encontrarmos definições do tipo “DNA é formado por uma fita dupla e RNA é formado por uma fita simples”. Essa colocação está incorreta.
       Embora seja mais comum encontrarmos na natureza seres vivos com DNA de fita dupla e RNA em fita simples, existem também arranjos moleculares de DNA em fita simples e até em fita tripla. Essas variações são encontradas em diversos grupos de vírus e bactérias.

A transcrição do DNA

Para a informação genética contida no DNA se manifestar, é necessário primeiro a formação de uma molécula precursora: o RNAm (RNA mensageiro), para depois serem construídas as proteínas responsáveis pelas nossas características.

Fita de DNA
A
A
A
T
T
G
C
G
C
A
T
T
T
T
A
A
C
G
C
G
T
A
Fita de RNA
A
A
A
U
U
G
C
G
C
A
U



1.   Seguindo o exemplo acima, complete o esquema abaixo:
Fita de DNA
G
G
C
C
A
A
A
T
G
C
T











Fita de RNA












2.   Agora que você já sabe diferenciar DNA de RNA, transcreva uma molécula de RNA a partir de uma fita de DNA, conforme esquema abaixo:

3.   Considere o segmento de fita de DNA abaixo: 
AAA GAA CGA TGA TTT CGG ATT
Qual a sequência de bases do mRNA correspondente?


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09



CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DNA  E RNA
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Prezados alunos, a atividade desta semana não apresenta grandes dificuldades: pede-se uma pesquisa sobre as diferenças entre duas moléculas fundamental para a vida no planeta -  DNA e o RNA. Há um farto material sobre o assunto na internet e terão facilidade em encontrar as informações que se pedem na tabela.

No interior celular, encontramos tanto DNA como RNA. Pesquise sobre essas duas moléculas: significado, características, função, localização, estrutura, bases nitrogenadas e tipo de açúcar que apresentam. Anote os resultados de sua pesquisa em uma tabela no seu caderno.

DNA
RNA
Significado


Função


Localização


Estrutura


Bases
nitrogendas


Tipo de açúcar




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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE - PÁGINAS 46 (reproduzida abaixo)
DNA – MOLÉCULA DA VIDA
COMPREENDENDO A MOLÉCULA DE DNA

Prezados alunos, a atividade desta semana trata-se de 3 exercícios sobre a molécula de DNA, presente em todos os seres vivos conhecidos. No primeiro, observar com atenção a imagem, principalmente seu formato geral e as letras que se unem (A,T, C e G). Para o segundo, destaco que um nucleotídeo possui 3 componentes, dos quais só um deles apresenta algumas variações: o vídeo descreve muito bem quais são eles e suas características. No terceiro, atenção ao padrão mostrado na primeira imagem e aplicar no exemplo dado com a letras complementares.

1.   Observe atentamente as duas imagens (A e B). Ao analisá-las, você percebe semelhanças e diferenças entre elas? O que você pode dizer sobre a “aparência” de cada uma? Existe um padrão nas ligações químicas entre os nucleotídeos? Descreva em seu caderno as suas observações



2.   Após descrever suas observações pesquise, em sites específicos da área, os nomes dos componentes de um nucleotídeo.

3.   Tomando como base as observações da Fig.1 e seus conhecimentos sobre DNA, complete o esquema a seguir:

Fonte sugerida:


*link testado em 17/08/2020.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 57 e 58 (adaptadas)
GENÉTICA HUMANA E SAÚDE - GRUPOS SANGUÍNEOS (ABO E RH) – TRANSFUSÕES E INCOMPATIBILIDADES

Prezados alunos, a atividade desta semana não apresenta grandes dificuldades. No segundo exercício, é necessário um material de apoio para compreender o assunto: as fontes fornecidas são mais do que suficientes, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites.

1.   Atividade de Pesquisa - Consulte sites confiáveis para obter o significado dos seguintes termos:
·         Anticorpos
·         Antígeno
·         Aglutinação sanguínea
·         Aglutinogênios
·         Aglutininas
·         Composição do sangue.

2.   Usando as fontes indicadas ou outras de sua escolha, complete o quadro abaixo:
a característica que
se manifesta a partir
da combinação dos genes
são os genes
- ou alelos -
presentes no
 par de cromossomos
os dois são proteínas, a diferença está no local
delas: uma está na superfície das células
sanguíneas - as hemácias - e outra está fora delas, ou seja, no plasma
Fenótipo
(tipo sanguíneo)
Genótipo
Antígeno (ou
aglutinogênio)
Anticorpos (ou
aglutinina)
A



B



C



D





Fontes sugeridas:


*links testados em 10/08/2020.
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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 54 e 55 (reproduzidas abaixo)
Compreendendo Heredogramas

A atividade semanal consiste em responder 3 exercícios sobre um tipo de representação bastante usual em exames como o ENEM nos conteúdos de Ciências da Natureza: os heredogramas. Os links sugeridos irão fornecer as informações necessárias, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes. O item A – bastante fácil - pede para identificar o que estão representados no quadrados e círculos, preenchido e não preenchidos. No item B, citar o número dos indivíduos já é o bastante – “portadores do gene para daltonismo” significa que a pessoa tem o gene para a doença, mas ela não se manifesta, notar o sexo dos indivíduos nesta condição. No item C, basta descrever o heredograma.

Observe o heredograma e responda às questões propostas em seu caderno:

a)    O significado de cada símbolo ou preenchido ou não.

b)   Identifique os indivíduos daltônicos, portadores do gene para daltonismo e normais;

c)    Descreva a representação do heredograma de uma família com vários casos de daltonismo.

Fontes sugeridas:


*links testados em 02/08/2020.
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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)


RESUMO DAS ATIVIDADES PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou comparecer no atendimento online)

1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de maio):
Exercícios 1 e 2:
Utilize um dos simuladores indicados nos links abaixo (ou os 2) para responder os exercícios. Para facilitar estão indicados também 2 vídeos.
Simuladores:

ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Responder 3 exercícios (a, b e c):
1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.
a)    Qual a relação entre a formação de um tumor e a divisão celular?
b)   O que é um tumor maligno? E um tumor benigno?
c)    A presença de um tumor significa que o indivíduo tem câncer? Justifique.

ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Responder 3 exercícios (a, b e c):
1.   Leia o texto indicado no link abaixo

ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Responder 3 exercícios (a, b e c):
1.   Assista a vídeo-aula indicada no link abaixo ou use outras fontes de pesquisa para responder os exercícios:
O vídeo descreve 3 teorias para explicar a transmissão de características de uma geração para outra.

2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 50
Reprodução Sexuada e Processo Meiótico
Utilize o vídeo indicado no link abaixo ou outras fontes de pesquisa para escolher e responder 3 dos 4 exercícios em destaque no quadro verde da página 50.

ATIVIDADE 6 (15 a 19 de junho):
Pesquisa:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 50 e 51 (reproduzida abaixo)
Reprodução Sexuada e Processo Meiótico – Atividade investigativa
Na imagem abaixo está a atividade semanal. São 2 itens: o primeiro, bastante fácil, pesquisar o significado de 4 termos importantes para entender como as características são transmitidas entre pais e filhos. No segundo, um pequeno texto (5 linhas) para verificar se os termos pesquisados foram compreendidos.
Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.

ATIVIDADE 7 (22 a 26 de junho):
Responder 1 exercício:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Cruzamento-teste
O cruzamento teste (retrocruzamento), proposto por Mendel, é feito para determinar se um indivíduo que apresenta fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto.
Para isso, é feito o cruzamento com um indivíduo de fenótipo recessivo.
A cor da semente da ervilha é determinada pela presença de gene dominante “V”, que apresentará a cor amarela, sendo homozigoto ou heterozigoto.
Já a recessividade, “v”, indicará a cor verde.
1.    Utilizando o quadro de Punnett, no seu caderno, demonstre qual o genótipo da semente (Amarela) se no resultado do cruzamento aparecerem sementes verdes e amarelas

ATIVIDADE 8 (29 de junho a 03 de julho):
Responder 1 exercício:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Cruzamento-teste
A atividade acima pode parecer um pouco difícil, mas é importante para entender conceitos básicos envolvendo a transmissão de características. Para facilitar, fiz 2 exemplos das duas primeiras características (nariz e queixo – notar grafia erraada na apostila).

ATIVIDADE 9 (06 a 10 de julho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 51 E 52 (reproduzida abaixo)
O albinismo: um caso de herança mendeliana
Será ou não albino? Analise a situação a seguir e responda às questões propostas.
Um pigmento X é formado depois que acontece uma cadeia de transformações

ATIVIDADE 10 (13 a 17 de julho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 52 e 53 (reproduzidas abaixo)
A Variação Biológica
Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento:

ATIVIDADE 11 (20 a 24 de julho):
Responder 4 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 53 (adaptada)
Cariótipo humano e determinação sexual
ATENÇÃO: o Caderno do Aluno não fornece textos ou outras fontes de apoio para responder os exercícios. Sugiro que acesse os links fornecidos para facilitar o desenvolvimento da atividade. Sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.



ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
2ª SÉRIE E: kdbxt6g

2ª SÉRIE F: msoxipm

2ª SÉRIE G: 7dz6xpm




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 53 (adaptada)
Cariótipo humano e determinação sexual

ATENÇÃO: o Caderno do Aluno não fornece textos ou outras fontes de apoio para responder os exercícios. Sugiro que acesse os links fornecidos para facilitar o desenvolvimento da atividade. Sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.

1.   Consulte, em livros didáticos ou outras fontes, o significado de:
a)    cariótipo;
b)   cromossomos (diferenciando os autossomos e os sexuais);
c)    determinação sexual.

2.   Elabore, no seu caderno, um desenho esquemático de um cariótipo humano. Identifique o número dos cromossomos autossomos e dos cromossomos sexuais.

3.   Analisando o cariótipo de uma pessoa, podemos obter várias informações. É possível saber se representa um homem ou uma mulher? Comente.

4.   O que devemos observar em um cariótipo que permite afirmar ser uma pessoa com cariótipo normal?




*link testado em 19/07/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 52 e 53 (reproduzidas abaixo)
A Variação Biológica

1.   Em animais como coelhos da raça himalaia e gatos siameses, tipicamente de locais frios, a temperatura do corpo influencia a expressão do gene. As partes mais frias do corpo, como as extremidades, são mais escuras que as demais. Justifique, utilizando também seus conhecimentos sobre genética, a vantagem evolutiva para o fato desses animais apresentarem mais pigmentos nas regiões mais frias do corpo.


Aplicação dos conhecimentos adquiridos. Leia a seguinte situação – problema:

Uma determinada espécie de ser vivo não tem tolerância a baixas temperaturas. Sua reprodução é feita por fissão binária (o corpo se divide dando origem a um novo ser), fazendo com que todos da espécie sejam “clones” dos primeiros indivíduos que surgiram no planeta. Mudanças climáticas naturais causadas por alterações na radiação solar e movimentos orbitais da Terra, fizeram com que a temperatura média do planeta ficasse muito baixa, trazendo tempos de muito frio.


Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento:

2.   O que vocês acham que aconteceu com a espécie de ser vivo citada? Justifique, correlacionando também com o processo reprodutivo da espécie.

3.   Quais seriam os possíveis “caminhos naturais” para evitar a morte desses seres?

*link testado em 12/07/2020.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 51 E 52 (reproduzida abaixo)
O albinismo: um caso de herança mendeliana

Será ou não albino? Analise a situação a seguir e responda às questões propostas.

Um pigmento X é formado depois que acontece uma cadeia de transformações
• a substância A é transformada em substância B com a ação da enzima 1, que é produzida pelo gene 1.
• a substância B é transformada em substância C com a ação da enzima 2, que é produzida pelo gene 2.
• a substância C é transformada em pigmento X com a ação da enzima 3, que é produzida pelo gene 3.
Na ausência da formação do pigmento, o indivíduo é albino. As substâncias A e B podem ser obtidas na alimentação.

1.   Se o gene 3 não produzir a enzima 3, o indivíduo será albino?

2.   Se o gene 2 não produzir a enzima 2, o indivíduo será albino?

3.   Se o gene 1 não produzir a enzima 1, o indivíduo será albino?

Orientações:
Gene: segmento de DNA
Enzima: um tipo de proteína que acelera transformações químicas nas células.
Albino: doença caracterizada pela ausência do pigmento melanina no corpo, que dá cor à pele, pelo e olhos.


**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.


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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07



CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Cruzamento-teste


A atividade acima pode parecer um pouco difícil, mas é importante para entender conceitos básicos envolvendo a transmissão de características. Para facilitar, fiz 2 exemplos das duas primeiras características (nariz e queixo – notar grafia erraada na apostila).

Exemplo 1 (nariz):
alelos presentes nos gameta (óvulos)
produzidos pela mulher

p
p
alelos presentes nos gametas
(espermatozoides) do homem
P
Pp
Pp
genótipos possí-
veis dos filhos
P
Pp
Pp
Orientações:
*P e p representam alelos (genes - segmentos de DNA)
presentes nos pais e distribuídos aos filhos através dos gametas
*Genótipos possíveis para esta característica: PP (nariz arredondado), Pp (nariz arredondado) e pp (nariz afilado)
*Fenótipos para esta característica:  Nariz afiliado e
nariz arredondado
*Genótipos possíveis dos filhos: somente Pp
*Fenótipos possíveis dos filhos: Todos com
nariz arredondado
*P significa que é um alelo dominante: tendo só
um já determina a característica
*p significa que é um alelo recessivo: são necessários
2 alelos para a característica se manifestar.
Exemplo 2 (queixo):


alelos presentes nos gameta (óvulos)
produzidos pela mulher

C
c
alelos presentes nos gametas
(esperamatozóides) do homem
C
CC
Cc
genótipos possí-
veis dos filhos
c
Cc
cc
Orientações:
*C e c representam alelos (genes - segmentos de DNA)
presentes nos pais e distribuídos aos filhos através dos gametas
*Genótipos para esta característica: CC, Cc e cc
*Fenótipos para esta característica:  covinha no queixo e sem covinha no queixo
*Genótipos possíveis dos filhos: CC (com covinha), Cc (com covinha) e cc (sem covinha)
*Fenótipos possíveis dos filhos: com covinha no queixo(CC e Cc - 3 das 4 possibilidades:75% ou 3/4)e sem covinha no queixo (cc - 1 das 4 possibilidades: 25% ou 1/4)
*C significa que é um alelo dominante: tendo só
um já determina a característica
*c significa que é um alelo recessivo: são necessários
2 alelos para a característica se manifestar.
(Bônus) Exemplo 3: Com ou sem sardas na pele
alelos presentes nos gameta (óvulos)
produzidos pela mulher

S
S
alelos presentes nos gametas
(esperamatozóides) do homem
s
Ss
Ss
genótipos possí-
veis dos filhos
s
Ss
Ss
Orientações:
*S e s representam alelos (genes - segmentos de DNA)
presentes nos pais e distribuídos aos filhos através dos gametas
*Genótipos possíveis para esta característica: SS (com sardas), Ss  (com sardas) e ss (sem sardas)
*Fenótipos para esta característica:  com ou sem sardas no rosto
*Genótipos possíveis dos filhos: Somente Ss
*Fenótipos possíveis dos filhos: todos com sardas (possuem genótipo Ss)
*S significa que é um alelo dominante: tendo só
um já determina a característica
*s significa que é um alelo recessivo: são necessários
2 alelos para a característica se manifestar.




*links testados em 22/06/2020.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Cruzamento-teste

O cruzamento teste (retrocruzamento), proposto por Mendel, é feito para determinar se um indivíduo que apresenta fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto.
Para isso, é feito o cruzamento com um indivíduo de fenótipo recessivo.
A cor da semente da ervilha é determinada pela presença de gene dominante “V”, que apresentará a cor amarela, sendo homozigoto ou heterozigoto.
Já a recessividade, “v”, indicará a cor verde.
1.    Utilizando o quadro de Punnett, no seu caderno, demonstre qual o genótipo da semente (Amarela) se no resultado do cruzamento aparecerem sementes verdes e amarelas

Recomendo fortemente assistir os vídeos abaixo para facilitar, especialmente se teve dificuldade em entender os primeiros parágrafos.

A atividade acima pode parecer um pouco difícil, mas os links abaixo irão facilitar bastante, inclusive um deles já mostra a resposta.


*links testados em 22/06/2020.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
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·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
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2ª SÉRIE F: msoxipm

2ª SÉRIE G: 7dz6xpm


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 50 e 51 (reproduzida abaixo)
Reprodução Sexuada e Processo Meiótico – Atividade investigativa

Na imagem abaixo está a atividade semanal. São 2 itens: o primeiro, bastante fácil, pesquisar o significado de 4 termos importantes para entender como as características são transmitidas entre pais e filhos. No segundo, um pequeno texto (5 linhas) para verificar se os termos pesquisados foram compreendidos.
Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.




ATENÇÃO:
A partir dessa semana as atividades serão postadas também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
2ª SÉRIE E: kdbxt6g

2ª SÉRIE F: msoxipm

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 50
Repr
Utilize o vídeo indicado no link abaixo ou outras fontes de pesquisa para escolherodução Sexuada e Processo Meiótico
  e responder 3 dos 4 exercícios em destaque no quadro verde da página 50.


*link testado em 08/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


1.   Assista a vídeo-aula indicada no link abaixo ou use outras fontes de pesquisa para responder os exercícios:
O vídeo descreve 3 teorias para explicar a transmissão de características de uma geração para outra.
a)    Explique o conceito da pangênese proposto por Hipócrates.
b)   Faça o mesmo com as teorias da pré-formação e da epigênese.
c)    Quais diferenças podem ser observadas entre as teorias de Hipócrates e a de Aristóteles?
d)   Apesar de nenhuma das três teorias estarem corretas de acordo com o que sabemos hoje, representam os primórdios do conhecimento científico sobre a hereditariedade. Na sua opinião, porque as explicações para um determinado fenômeno podem mudar com o tempo?

*link testado em 17/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


    1.   Leia o texto indicado no link abaixo
    a)   Qual estrutura celular permite que alguns seres vivos sejam chamados de produtores?
    b)   A fotossíntese e a respiração são transformações químicas que ocorrem dentro das células, e como qualquer reação química pode ser representada por uma equação. Qual a equação química que representa a fotossíntese? E a respiração? Descreva o nome das substâncias envolvidas.
    c)    Utilizando as duas equações do exercício anterior, identifique quais são os reagentes e produtos dos processos de fotossíntese e respiração celular.

*link testado em 10/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


   1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.
    a)   Qual a relação entre a formação de um tumor e a divisão celular?
    b)   O que é um tumor maligno? E um tumor benigno?
A presença de um tumor significa que o indivíduo tem câncer? Justifique


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Utilize um dos simuladores indicados nos links abaixo (ou os 2) para responder os exercícios. Para facilitar estão indicados também 2 vídeos.
Simuladores:
Vídeos:

    1.   Quais são as principais estruturas observadas? Descreva a função realizada por elas.
    2.   Quais as diferenças entre uma célula animal e uma célula vegetal? Quais as diferenças entre uma célula eucariótica e uma célula procariótica?

Atividade 1: Estruturas celulares


(Adaptado – pág. 40 do Caderno do Aluno). Complete a tabela abaixo sobre as estruturas celulares.


Estrutura
Função
Presente em
(marque com um X)
células eucarióticas
célula procariótica
Animal
Vegetal
Bactéria
Material genético




Núcleo




Citoplasma




Retículo endoplasmático




Complexo golgiense




lisossomos




Ribossomos




Vacúolo




Cloroplastos




Mitocôndria
























2.       (pág. 41 do Caderno do Aluno). Realize uma pesquisa sobre o Modelo do Mosaico Fluído.

3.       (pág. 41 do Caderno do Aluno). Identifique as partes constituintes da membrana plasmática nos espaços indicados a seguir.




Atividade 2: Transporte de substâncias através da membrana

1.       (pág. 42 do Caderno do Aluno). Realize uma pesquisa sobre os principais meios de transportes de substâncias através da membrana plasmática, respondendo os itens a seguir.
a)      Quais são os meios de transporte de substâncias pela membrana plasmática mais comuns?
b)      Todos são realizados da mesma maneira?
c)       Todos apresentam gastos energéticos para as células?
d)      A membrana é capaz de selecionar as substâncias que passam por ela?

Atividade 3: Processos de obtenção de energia – Fotossíntese e Respiração Celular

1.       Leitura, análise de texto e pesquisa. Responder os exercícios 1 a 4 do Caderno do Aluno da página 42.

Atividade 4: Mitose – Mecanismo básico de reprodução celular

1.       (Adaptado – Caderno do Aluno – pág. 43). Faça uma pesquisa sobre como ocorre o processo de cicatrização. É necessário apresentar uma imagem com legendas.
2.       (Adaptado – Caderno do Aluno – pág. 44). Pesquise em sites específicos da área, o que ocorre com uma célula durante sua divisão. É necessário apresentar imagens com legendas.

Atividade 5: Cânceres – Mitoses descontroladas

1.       Pesquisa as afirmações 1 a 20 da página 45 do Caderno do aluno, indicando, para cada uma, se é verdade ou mentira. Justifique as afirmações falsas.
2.       Leitura, análise de texto e pesquisa. Responder exercícios 1, 2 e 3 do texto “As Células Imortais” da página 46 do Caderno do Aluno.
3.       Responda os exercícios 1 a 4 do item Aspectos Éticos, contido na página 46 do Caderno do Aluno.

Um comentário:

  1. BIOLOGIA: Dúvidas sintam-se à vontade para perguntar aqui no chat, ou enviar trabalhos e as dúvidas para o e-mail institucional. Desculpem não passar o contato pessoal: jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

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